Estão abertas as inscrições para o Webinário “O que fazer com o plástico? Ideias inovadoras e sustentáveis para lidar com resíduos sólidos” que acontece nesta sexta-feira (29), às 19h.
O seminário virtual é gratuito, aberto a todas as pessoas interessadas e as inscrições podem ser feitas até o dia do evento pelo link https://bit.ly/3jnkORz. Estudantes universitários receberão certificado de participação.
O evento é promovido pela Vale e contará com a presença de Juliana Lisboa, gestora cultural, diretora criativa e co-fundadora da InovaTE – Associação para Inovação, para compartilhar experiências e apresentar iniciativas inovadoras e sustentáveis para trabalhar com o plástico reciclável.
Hackathon
Durante o Webinário, será lançado um evento de imersão criativa direcionado aos universitários e estudantes de cursos técnicos da Grande Vitória, Governador Valadares e Vale do Aço/MG e regiões.
Em sua segunda edição, o evento online tem como objetivo estimular tecnologias e inovações voltadas para questões ambientais.
“A metodologia prevê uma maratona de desenvolvimento, com treinamentos, palestras e mentorias para instigar os estudantes a contribuírem com melhorias em suas comunidades”, reforça Tânia Semedo, analista de Relações com Comunidades da Vale.
Plástico
O descarte irregular de plástico e suas consequências para os ecossistemas humanos e naturais despertam discussões já há alguns anos em busca de soluções inovadoras, criativas e sustentáveis.
De acordo com o Atlas do Plástico – estudo inédito realizado pela organização sem fins lucrativos alemã Fundação Heinrich Böll -, o Brasil despeja de 70 a 190 mil toneladas de lixo por ano no mar.
O plástico representa cerca de 70% dos resíduos encontrados no litoral, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), causando problemas para a fauna e flora marinha, para a saúde das pessoas, comunidades tradicionais e turismo.
Além disso, apenas 1,28% de lixo plástico é reciclado, de acordo com dados da WWF citados pelo Atlas do Plástico. A pandemia do coronavírus fez o volume de lixo plástico no país atingir marcas preocupantes por conta do aumento disparado do delivery, do comércio eletrônico e do maior uso de material hospitalar descartável, como máscaras e luvas.
Em 2018, ainda antes da pandemia, o Brasil já era o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo. “Há uma quantidade enorme de plástico sendo produzida e consumida todos os dias, de forma indiscriminada, e sem pensar no descarte de todo esse volume, em como esse processo está acontecendo e como deveria acontecer. Precisamos propor e fomentar iniciativas inovadoras para reduzir a utilização do plástico, retirá-lo do meio ambiente e transformá-lo em um recurso precioso”, afirma Juliana Lisboa.
Serviço
Webinário online e gratuito: “O que fazer com plástico? Ideias inovadoras e sustentáveis para lidar com resíduos sólidos.”
Dia: 29 de outubro de 2021, sexta-feira.
Hora: 19h.
Haverá emissão de certificado de participação.
Inscrições: https://bit.ly/