Exagerou na bebida nesse Carnaval? Saiba como recuperar seu organismo dos impactos sofridos nos dias de folia e o que se deve fazer para evitar, ou amenizar ao máximo, possíveis efeitos colaterais em situações futuras.
Conversamos com a nutricionista Marina Rezende e ela nos deu algumas dicas bem úteis.
Primeiro, devemos beber com moderação, para evitar quaisquer sobrecargas no organismo, especialmente no sistema digestivo.
Além disso, o álcool tende a desidratar bastante o corpo, então é indispensável que a pessoa beba bastante líquido depois de ingerir bebidas alcoólicas.
As melhores opções são água e sucos ricos em fibras ou vitaminas do complexo B, como frutas cítricas. O limão é a melhor opção, pois é excelente no processo de “varrer” as impurezas do sangue, mas abacaxi também é uma ótima escolha.
Essa última, assim como a couve e a maçã, possuem enzimas que ajudam a desintoxicar o fígado, um dos órgãos mais afetados pelo abuso de álcool. É interessante adotar uma dieta líquida ou o mais próximo disso durante os três dias seguintes à bebedeira, pois o corpo não está pronto para receber alimentos pesados.
“Uma observação importantíssima é quanto ao suco de laranja, que tende a ser consumido sem o bagaço, onde fica toda a fibra da fruta. A fibra da laranja pode ser consumida chupando a fruta, ao invés de apenas espremê-la”, lembra a nutricionista.
Frutas laxativas, como mamão ou ameixa seca, são muito boas para regular o funcionamento do intestino, que fica bastante comprometido nessas situações.
O estudante Bruno Lopes de Oliveira, 24, conta que abusou bastante das bebidas alcoólicas nos dias do Carnaval e acabou sentindo os efeitos desse descuido. Ele disse que procurou comer comidas doces ou gordurosas para “curar” a embriaguez, mas que, mesmo assim, sempre acabava vomitando.
Sobre o exemplo do Bruno, a profissional afirma que doce é uma boa alternativa momentânea, pois a pessoa embriagada apresenta índices de glicemia – açúcar do sangue – relativamente baixos, e aumentar a glicose do sangue ameniza um pouco os efeitos do álcool.
No entanto, ela enfatiza que jamais se deve ingerir alimentos gordurosos, pois esses, assim como os embutidos (salames, linguiças e outros do tipo) e outros alimentos processados, são mais difíceis de se digerir, coisa que o corpo não fará corretamente no momento.
Ela explica que a possível sensação de melhora se dá pela ingestão de energia em um momento que o corpo está precisando, mas que se deve optar por alimentos mais leves para não sentir os efeitos no outro dia. Carnes brancas são boas opções.
Segundo a nutricionista, a água de coco também é ótima nessa situação, pois oferece uma desintoxicação rápida e ainda é uma fonte de sais minerais, que certamente estarão em falta devido à transpiração excessiva.
*Estagiário sob a supervisão da editora Andréa Costa