O Hospital Bom Samaritano (HBS) em Governador Valadares, mantido pela Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS), terá um novo centro cirúrgico com sala de robótica. A assinatura da ordem de serviços ocorreu na manhã desta segunda-feira (18), no auditório do hospital.
O projeto será desenvolvido em quatro etapas: a primeira está relacionada com a obra física, arquitetônica e hidráulica; a segunda parte será para as obras elétricas; a terceira etapa será para o circuito interno de informática; e a quarta ficará por conta dos equipamentos.
Os investimentos para a primeira etapa são estimados em R$ 3,2 milhões, com recursos vindos do Ministério Público do Trabalho. O bloco será erguido em cima do Anexo 4 do HBS e com a nova estrutura, o hospital terá condições de oferecer para a população de Valadares e região espaços exclusivos, com qualidade equiparada aos melhores centros cirúrgicos do país. Ao todo serão 1.270 metros de construção e nove salas de cirurgias, sendo uma sala de robótica.
Hospital Bom Samaritano
Mantido pela Beneficência Social Bom Samaritano, o Hospital Bom Samaritano está em pleno funcionamento há 21 anos, mas desde 1998 presta o serviço de combate ao câncer na cidade (23 anos como hospital do Câncer de Governador Valadares).
É considerado um Complexo Hospitalar, tem cerca de 1.250 colaboradores (incluindo os serviços terceirizados) e é responsável por cerca de 20% dos leitos hospitalares da cidade.
O HBS teve, em 2020, 88,61% dos seus atendimentos voltados para pacientes encaminhados pelo SUS, o que reforça seu caráter filantrópico, e os outros 11,39% de atendimentos restantes são de convênios e particulares.
Números de 2020, registrados no Relatório de Gestão da mantenedora, mostram que foram realizados 7.517 internações hospitalares e 260.671 atendimentos ambulatoriais.
O Laboratório Bom Samaritano atendeu em média 150 pacientes por dia em 2020 e a Clínica Bom Samaritano realizou 16.952 procedimentos entre consultas, mamografia, raios-x, tomografia, biópsia, densitometria e ressonância magnética.
*Fonte: Óbvio Comunicação Integrada.