A prefeitura de Governador Valadares anunciou, na última sexta-feira (26), que pretende fazer um intenso trabalho de higienização nos espaços públicos e locais de maior concentração de pessoas na cidade.
Para isso, contratou uma firma especializada em sanitização de ambientes, para atuar no município durante três meses, a partir desta segunda-feira (29). O valor do contrato, que dispensou processo licitatório, conforme autorizado em decreto, é de cerca de R$ 3,5 milhões.
Apesar de Governador Valadares ter mais de uma dezena de dedetizadoras, o prefeito André Luiz Merlo (PSDB) foi buscar em Santana do Riacho (MG) a parceria com a empresa ‘Pampulha Dedetizadora Ltda’.
Além do valor do contrato com a empresa, o município ainda arcará com o pagamento de alguns profissionais para colaborar no serviço. “Por medida de segurança e para valorizar a mão-de-obra da cidade, profissionais da saúde serão contratados para reforçar as equipes já contratadas pela empresa”.
De acordo com a prefeitura, o serviço será feito todos os dias da semana, em prédios públicos, hospitais, centros de saúde e pontos de ônibus. O gasto diário com a higienização é de aproximadamente R$ 38.900,00.
O contrato também prevê a implantação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade, que irão funcionar das 7h às 19h, e a instalação de 30 cabines sanitárias para higienização de pessoas em pontos estratégicos.
Segundo a prefeitura, a higienização será feita “em todos os bairros” para combater a proliferação do novo coronavírus.
Calendário
O extrato do contrato nº 065/2020, celebrado entre o município e a empresa de Belo Horizonte, foi publicado no Diário Oficial do Município no último dia 25.
O serviço está anunciado para ter início nesta segunda, no entanto, a administração ainda não divulgou um calendário informando os locais e equipamentos públicos nos bairros e no Centro onde a empresa estará fazendo a desinfecção.
A reportagem do O Olhar peguntou à prefeitura qual produto será utilizado na limpeza, quais locais nos bairros e no Centro serão higienizados e com qual frequência, quantas equipes da dedetizadora e quantas contratadas pelo município estarão envolvidas no trabalho, e a que custo, mas não houve retorno.
Sanitização
A sanitização ou higienização do ambiente é uma medida que vem sendo adotada por várias prefeituras para minimizar as possibilidades de contaminação do novo coronavírus.
A aplicação do produto, geralmente feita por nebulização, produz uma película que protege o ambiente e, junto com outras ações de higiene, tem sido mais uma ferramenta utilizada no combate à Covid-19.
Mais desvio de dinheiro na cidade…estao de brincadeira.
Festa com dinheiro público em Valadares né. Caiu do Céu pra essa corja toda essa pandemia. Agora sim o Ratão vai entrar em cena. Só Deus pra ter misericórdia do povo com essa raça de abutres.