‘Invenção das Coisas’, novo livro de Cláudio Bento, será lançado amanhã

0
233
'Invenção das Coisas' é o novo livro do poeta Cláudio Bento
Cláudio Bento lança sua 23ª obra, 'Invenção das coisas'. Foto: Divulgação

O poeta Cláudio Bento lança nesta quinta-feira (6), às 19 h, no Los Hermanos, bar tradicional de Governador Valadares, o seu 23º livro, ‘Invenção das coisas’. O evento contará com show de pop rock nacional e internacional do cantor e compositor Sérgio Seidel.

“Invenção das coisas”, pela Loope Editora (RJ), tem 84 páginas com poemas contemporâneos. Como o próprio título sugere, a obra possui pluralidade temática que faz com que o poeta transite por uma seara diversificada de temas, buscando não uma unidade, mas variadas formas de escrita poética.

Os poemas foram escritos durante a pandemia e expõem certa maturidade do escritor. O poema que abre o livro, “Tarde Azul”, traz recortes da infância do autor. Já o poema “Leitura dos pássaros” tem semelhança com a obra do escritor cuiabano Manoel de Barros.

O autor, que é membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG) e da Academia Petropolitana de Letras, de Petrópolis (RJ), começou a carreira nos anos 80 de forma inusitada. Seus primeiros livros eram rodados em mimeógrafos e montados de forma artesanal. São 42 anos de carreira e 23 livros, todos de poesia, exceto “Cozinha no Vale”, um ensaio sobre a tradicional culinária do Vale do Jequitinhonha.

Cláudio Bento é natural de Jequitinhonha, cidade do nordeste de Minas Gerais. Ainda criança, no Grupo Escolar Nuno Melo, descobriu o gosto pela poesia através das brochuras que as professoras distribuíam para os alunos e que traziam poemas de Castro Alves, Viriato Correa, Olavo Bilac, Gonçalves Dias e Cecília Meireles. Entre as obras do autor destaque para “Inventário da infância”, “Cheiro de jenipapo”, “Vinho e vertigem” e “Jequitinhonha”.

'Invenção das Coisas' é o novo livro do poeta Cláudio Bento

O escritor foi premiado em diversos concursos literários no Brasil, como o “Prêmio Castro Alves de Poesia”, de Salvador (BA), o “Prêmio Cidade de Ipatinga de Poesia”, o “Concurso Nacional de Poesia”, de Santa Maria (RS), o “Concurso Nacional de Poesia”, de Paraopeba (MG), o “Concurso Nacional de Poesia”, de Coluna (MG), e o “Festival de Poesia de Pirapora” (MG).

O poeta também teve seus poemas publicados no maior jornal literário do país, o Suplemento Literário de Minas Gerais, fundado pelo escritor Murilo Rubião, que publicou poemas de importantes escritores mineiros, inclusive de Carlos Drummond de Andrade. Com a poetiza Herena Barcelos fundou o “Coletivo de Poetas do Vale do Jequitinhonha”, instituição que busca agregar os muitos poetas e escritores daquela região.

Cláudio Bento compõe e possui parcerias com vários músicos: Gonzaga Medeiros, Paulinho Pedra Azul, Rubens Espíndola, Caio Duarte, Marcela Veiga, Ivone Cerqueira, Jônatas Reis, Enie Sousa, Lima Júnior e Papalo Monteiro e outros.

Em 2005 o poeta produziu, juntamente com o professor da UFMG Rodrigo Minelli, o documentário “Memória das águas”, filme que relata as viagens feitas de canoas em um tempo em que não havia estradas no Vale do Jequitinhonha. O documentário foi exibido na Rede Minas, no programa Curta Minas, e em várias escolas do interior do estado.

Serviço

Lançamento do livro: Invenção das coisas

Autor: Cláudio Bento

Data: 6 de Abril 2023

Hora: 19 horas

Local: Rua Dom Pedro II, 577 centro – GV (Los Hermanos)

Vendas: www.loopeeditora.com.br

Valor: R$ 40,00

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11 + 17 =