A Vara Criminal da Comarca de Governador Valadares deferiu, nesta segunda-feira (12), pedido de trabalho externo ao publicitário Alejandro Omar Cuattrin. Ele é irmão do renomado canoísta Sebastián Cuattrin.
Cumprindo pena por crime de peculato, em regime semiaberto, ele vai trabalhar no escritório da empresa Pousada Serra da Ibituruna, no Centro da cidade.
Segundo a decisão do juiz Michel Cristian de Freitas, o publicitário preencheu os requisitos objetivo e subjetivo, ficando constatada sua boa conduta carcerária e o seu interesse em trabalhar.
Ainda de acordo com a decisão, a autorização para o trabalho externo foi concedida para os dias úteis e com a condição de que qualquer falta cometida implicará em revogação do benefício e regressão de regime. Aos sábados, domingos e feriados, ele permanecerá na prisão.
Por não possuir vínculo empregatício com a empresa Pousada Serra da Ibituruna e nem jornada fixa de trabalho, impossibilitando a fiscalização da jornada laboral, Alejandro não será agraciado com a remição de penas.
O pedido de concessão do benefício do trabalho externo foi feito pela advogada Renata Apolinário.
Esquema
Alejandro Omar Cuattrin participou, em 2007, de um esquema de desfalque na Prefeitura de Governador Valadares, durante o governo do ex-prefeito José Bonifácio Mourão. Ele se uniu às servidoras Alexsandra Soares Menezes Generoso e Noelza Rodrigues dos Santos, e aos empresários Wesley de Moura, Edir Cordeiro de Paula e Wellington Martins para lesar o patrimônio público em quase R$ 1,7 milhão.
O plano consistia em simular pagamentos em atraso a fornecedores da prefeitura e desviar o dinheiro para as contas do grupo. Alejandro Cuattrin era um dos que recebia os cheques do município e os depositava em contas correntes. Depois, o publicitário sacava o dinheiro e o repassava para Alexsandra. Ele fazia os depósitos na conta da pizzaria Beira-Rio, de sua ex-esposa, e do cunhado dele. Assim ele movimentou R$ 141.900,21.