As regiões mineiras de Conselheiro Pena e Santa Rita do Itueto, com suas histórias, cachoeiras, matas ainda nativas com as mais diversas espécies de pássaros, animais silvestres, como a onça sussuarana e o macaco prego, estão se tornando o principal ponto de turismo regional, com tendência a crescer ainda mais.
Para se ter ideia da importância turística dessas localidades, durante a Semana Santa, entre os dias 6 e 8 de abril, um grupo de 10 pessoas da Escola de Rapel de Belo Horizonte estará na região para diversas atividades ao longo do feriado prolongado. Muitos deles vão visitar a região pela primeira vez e aproveitar o potencial da Cachoeira da Prata, no distrito de Bueno, em Conselheiro Pena, para a prática do rapel.
De acordo com o guia turístico Mikel Batista, o grupo ficará acampado no camping acima da Cachoeira da Prata, de onde sairá para praticar ecoturismo e esporte de aventura, entre eles o montanhismo, canionismo (descida no canion), rapel nas cachoeiras da Prata e da Coca Cola, além de trekking.
Todas as atividades da Liga Rapel serão registradas em vídeo e áudio para divulgação das belezas da região e do potencial para o ecoturismo e esporte de aventura no país. A ideia, de acordo com Mikel, é fomentar esse tipo de turismo e buscar apoio do poder público, de historiadores e ambientalistas de Minas Gerais e Espírito Santo.
A região já é famosa pela beleza e mistérios da Gruta dos Sete Salões, Pedra do Padre Ângelo e o Mirante da Bela. “São monumentos que precisam ser preservados, pois ali estão o verdadeiro ecoturismo e esporte de aventura para os amantes dessas modalidades”, frisa o guia turístico.