Os esforços para conter o fogo no Pico da Ibituruna, em Governador Valadares, prosseguiram nesta quarta-feira (29), com duas aeronaves sobrevoando a área e lançando água em pontos estratégicos. Os trabalhos foram encerrados por volta das 17 h e recomeçam amanhã (30)
O fogo teve início na tarde de ontem (28), próximo da estrada da Embratel, e se espalhou, durante a madrugada, para outros pontos. Desde então, bombeiros, brigadistas do IEF e policiais do Meio Ambiente tentam controlar as chamas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros (CBMMG), durante todo o dia as equipes realizaram o combate direto e indireto ao fogo, inclusive nos locais de difícil acesso. Cerca de 150 mil litros de água foram dispensados, hoje, pelas aeronaves.
A área queimada é estimada em 384 hectares, tendo causado a morte de animais e colocado em risco casas de moradores da montanha.
Os serviços foram encerrados com um saldo de três frentes maiores controladas, mas ainda há focos isolados em locais distantes. As operações retornam amanhã, com a finalidade de extinguir totalmente o incêndio, conforme informou o CBMMG.
O incêndio é considerado criminoso pela Polícia Civil, que divulgou nota informando que vai
instaurar inquérito para apurar a autoria da ação criminosa. “A perícia criminal já foi requisitada pela delegada de polícia responsável, para comparecimento ao local do crime, a fim de identificar, recolher vestígios e registrar os danos causados no Pico da Ibituruna em virtude do incêndio criminoso”, diz a nota.