Início Arquivo Luzes no centro e lixo nos bairros: moradores reclamam de falta de...

Luzes no centro e lixo nos bairros: moradores reclamam de falta de coleta

1
Sem coleta, lixo se acumula em ruas e calçadas de vários bairros de Valadares. Foto: Reprodução

Em parte da cidade, os sacos de lixo estão espalhados em calçadas ou abarrotados em lixeiras na via pública. O caminhão da empresa terceirizada Rio Novo Soluções Urbanas não passou nesta quarta-feira (27) em vários bairros de Governador Valadares e tampouco hoje (28), até o momento da publicação desta matéria.

Segundo moradores de bairros como Santa Helena, Esperança, São Paulo, Maria Eugênia, Vila Bretas, Jardim Pérola, e outros, em que a coleta é feita regularmente às segundas, quartas e sextas-feiras, essa não é a primeira vez que os resíduos deixam de ser recolhidos.

“Está ficando cada vez mais frequente o caminhão deixar de passar em um dia da semana que já é programado para ele pegar o lixo. Isso é muito ruim pra quem já mora em bairro com ruas esburacadas e em que a varrição não é feita, ou feita muito de vez em quando. Chega a causar mal-estar todo esse descaso com os moradores”, reclama a dona de casa  Maria Aparecida Souza, que mora no Esperança.

luzes no centro e lixo nos bairros, moradores reclamam de falta de coleta
Foto: O Olhar

Em frente à casa do estudante Jeferson Moreira, no bairro Santa Helena, ele deixa sempre o lixo acondicionado em sacola plástica, como fez ontem de manhã. Nesta quinta-feira (28), porém, as sacolas ainda estavam lá, rasgadas, e o lixo espalhado pela calçada. O  caminhão de coleta não passou no local.

“Não adianta a gente colocar o lixo pra fora no dia e horário certo achando que o caminhão vai passar e ele não fazer a parte dele. Aí acontece isso, vem um cachorro e rasga tudo, espalha o lixo e você ou limpa ou convive com a sujeira, pois aqui não vem ninguém da prefeitura varrer a rua”, critica.

Foto: Reprodução

Outra reclamação de moradores é que o lixo está sendo derramado durante a realização da coleta regular. “Na pressa de acompanhar o caminhão, o coletor joga a sacola, mas nem sempre cai dentro e ele acaba ficando esparramado pelo chão. Isso sem falar das sacolas que nem são levadas pelo caminhão, ficam esquecidas nas calçadas. É um transtorno pra gente”, lamenta a moradora do bairro São Paulo, Marilene da Silva.

A prefeitura de Governador Valadares foi procurada pela reportagem para falar sobre o motivo dos resíduos não estarem sendo recolhidos regularmente e corretamente pela empresa Rio Novo, mas não houve retorno. Caso o órgão se manifeste, esse conteúdo será atualizado.

Foto: O Olhar
Foto: Reprodução

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

20 + dezessete =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile