Desde ontem (6) cinco macrorrregiões do estado passaram a adotar medidas ainda mais restritivas no combate ao novo coronavírus, conforme recomendação do Comitê Extraordinário Covid-19 – Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul -, que foram consideradas em cenários epidemiológico e assistencial desfavorável, o que aponta para um momento crítico da pandemia.
Cenários assistencial e epidemiológico desfavoráveis
A classificação de uma macrorregião nestes cenários é feita a partir de metodologia proposta pela Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em que os territórios em onda vermelha passam por análise ainda mais minuciosa dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento, para identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas.
Incidência e Espera por Atendimento
A combinação dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento resulta na classificação dos cenários, que podem variar: Epidemiológico Desfavorável, Assistencial Desfavorável ou Assistencial e Epidemiológico Desfavorável. Em todos eles, passaram a vigorar, a partir deste domingo (6), as seguintes medidas:
– Proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais;
– Proibição de academias, clubes e salões de beleza;
– Alimentação em Bares e Restaurantes – limitados até 19h; após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.