Motoristas do Saae assinam nota de repúdio contra diretor-Geral
O diretor do Saae Rodrigo Octávio (de braços cruzados) conversa com policiais militares. Foto: Divulgação

Ao menos 27 motoristas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em Govenador Valadares, haviam assinado, na manhã desta segunda-feira (25), uma nota de repúdio contra o diretor-Geral da autarquia, Rodrigo Octávio Franco.

+ Presidente do Sinsem é hostilizada com palavras de baixo calão por advogado do Saae

No documento, eles acusam o diretor de ter dado declarações mentirosas contra a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sinsem-GV), Sandra Perpétuo, envolvendo os motoristas do Saae em um episódio que eles negam ter acontecido.

O que houve

Na última terça-feira (19), a diretoria do Sinsem esteve nas instalações do Saae levando o jurídico itinerante, projeto que percorre órgãos do município com a finalidade de tirar dúvidas de servidores no ambiente de trabalho.

Duas faixas com mensagens contra a concessão da autarquia foram colocadas próximas ao local onde o atendimento era feito. A ação teria irritado o diretor Rodrigo Octávio, que acionou policiais militares para retirar os sindicalistas do espaço público. Uma viatura compareceu ao Saae, mas não chegou a tomar a medida solicitada pelo diretor-Geral.

Motoristas do Saae assinam nota de repúdio contra diretor-Geral
Os dizeres nas faixas irritaram o diretor da autarquia. Foto: Divulgação

Em entrevista à imprensa, Octávio afirmou, sem apresentar provas, que a presidente do Sinsem teria ligado para motoristas do Saae para que eles comparecessem ao pátio “para criar tumulto nas dependências da autarquia”.

O texto da nota nega o ocorrido e assegura que “a afirmação não possui qualquer respaldo na realidade e representa uma tentativa injustificada de desqualificar nossa representação sindical e, por consequência, descredibilizar nossas justas reivindicações, entre elas a luta pela não concessão dos serviços de água e esgoto prestados pelo SAAE há mais de 70 anos”.

Os motoristas que assinam o documento também cobram respeito da direção do Saae. “Exigimos respeito à nossa integridade profissional e à representação sindical que legítima e transparentemente nos representa. Também esperamos que as futuras comunicações e declarações do senhor diretor-Geral sejam pautadas na veracidade dos fatos”.

Confira a íntegra da nota de repúdio

Nós, motoristas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), vimos a público repudiar as declarações infundadas proferidas pelo diretor-Geral desta autarquia, na última terça-feira, dia 19 de setembro.

Tomamos conhecimento, com perplexidade e preocupação, da afirmação da autoridade máxima do SAAE, de que a presidente do Sinsem-GV (Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares) teria incitado motoristas a pararem seus serviços para criar tumulto nas dependências da autarquia.

Esta afirmação não possui qualquer respaldo na realidade e representa uma tentativa injustificada de desqualificar nossa representação sindical e, por consequência, descredibilizar nossas justas reivindicações, entre elas a luta pela não concessão dos serviços de água e esgoto prestados pelo SAAE há mais de 70 anos.

É de conhecimento geral que a presidente do sindicato, e toda a atual diretoria, tem sempre agido de forma responsável, em conformidade com as deliberações da categoria, e sempre pautada na busca pela valorização dos servidores do município e na melhoria das condições de trabalho. Prova disso foi a presença do sindicato no SAAE, no último dia 19, para prestar, in loco, atendimento jurídico ao servidor que se vê impossibilitado de comparecer à sede do Sinsem para dirimir dúvidas.

Destacamos que nós, motoristas, assim como os demais servidores do SAAE, temos pleno compromisso com nosso trabalho e com a qualidade na prestação dos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto. Estamos cientes da importância desta autarquia para nossa comunidade e não mediremos esforços para manter público esses serviços tão essenciais para todos os moradores.

Portanto, exigimos respeito à nossa integridade profissional e à representação sindical que legítima e transparentemente nos representa. Também esperamos que as futuras comunicações e declarações do senhor diretor-Geral sejam pautadas na veracidade dos fatos e no respeito a nós, trabalhadores, que diariamente nos dedicamos e nos esforçamos para o funcionamento desta autarquia.

Que este esclarecimento possa restabelecer a verdade para a população valadarense, garantindo que o conjunto de servidores não seja novamente referência para dissimular a falta de diálogo, a misoginia, a violência de gênero que caracterizam o perfil e a conduta de parte de quem hoje dirige o SAAE.

Nosso desejo e nossa disposição é continuar entregando nosso melhor trabalho a  esta cidade que amamos, defendemos e que tanto depende e merece um serviço público mais eficiente e mais humanizado.

Governador Valadares, 22 de setembro de 2023.