A dona de casa Maria Hosana da Silva Brigo, 65, já está na Santa Casa, em Belo Horizonte, para tratamento de um aneurisma que sofreu no início do mês de outubro, em Governador Valadares.
Ela passou 16 dias aguardando uma transferência pelo sistema SUSFÁCIL, que demorou mesmo com ordem judicial.
A remoção saiu na tarde desta quinta-feira (24), depois de mais uma decisão judicial determinando providências do Estado de Minas Gerais.
Maria Hosana estava internada desde o dia 8 de outubro, quando sofreu um aneurisma.
A paciente seguiu para Belo Horizonte, acompanhada da filha, em uma ambulância, por volta da meia-noite de quinta para sexta-feira.
Ela está internada na UTI, onde permanecerá por dois dias até que a pressão seja controlada para que seja realizada a microcirurgia vascular intracraniana e o consequente tratamento.
A filha de Maria Hosana que a acompanha na capital, Cláudia Rosana da Silva Brito, 46, estava bastante preocupada com a demora na transferência e na cirurgia porque, segundo ela, a mãe só piorava de saúde.
O Olhar publicou a matéria na manhã de quinta com a Secretaria de Estado de Saúde dizendo apenas que ainda estava em busca do leito para Maria Hosana.
A Justiça já havia determinado, ainda no dia 11 de outubro, que ela fosse transferida para um leito SUS a fim de realizar os procedimentos necessários ou em um leito particular, com o Estado custeando.