Esta segunda-feira (18) foi dia de volta às aulas para os 21 mil alunos das escolas municipais. Mas o que os pais não esperavam é que seus filhos fossem dispensados mais cedo por falta de professores, monitores de apoio, material escolar e o pior: falta de merenda escolar.
Foi o que aconteceu em várias escolas da rede municipal. Muitos alunos foram para o primeiro dia de aula sem tomar o café da manhã em casa e ficou por isso mesmo. Não tinha merenda na escola.
A prefeitura de Valadares não explicou o motivo da dispensa dos alunos. Mas segundo informações, a norma vai prevalecer até após o carnaval.
O ano letivo começou mais tarde no município, sem kit escolar e sem merenda escolar. Pais de alunos não gostaram.
Distribuição do kit escolar
A Prefeitura de Valadares não quis informar o motivo da falta de professores, monitores e merenda escolar. No entanto, divulgou comunicado informando que a partir desta terça-feira (19) começa a distribuição dos kits escolares aos alunos das zonas rural e urbana.
O kit vai contemplar alunos desde o berçário até o 9º ano, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA) e portadores de necessidades especiais, mas parece que a entrega será a conta-gotas.
O material escolar será distribuído primeiro nas escolas Chico Mendes (rua Trinta, 102, Santos Dumont II), Padre Eulálio Lafuente (rua Monte Azul, 125, Maria Eugênia) e Ronaldo Perim (rua Granada, 368, São Raimundo), com a presença do prefeito André Luiz Merlo (PSDB).
Nas outras 62 escolas da rede municipal, o kit será entregue de forma gradativa, segundo disse a prefeitura. Cada escola e as creches conveniadas do município vão comunicar o dia e a hora da distribuição para seus respectivos alunos.
No comunicado, não há informação de quando a maioria das escolas vão receber os materiais, que inclusive deveriam ter sido entregues, em sua totalidade, até a última sexta-feira (15), já que as aulas estavam agendadas para iniciar nesta segunda.
Material
Os kits escolares contêm cadernos, mochila, garrafa de água, apontador, caixa de lápis de cor, cola branca, tesoura sem ponta, caixa de giz de cera, porta-lápis, régua, canetas esferográficas, pasta, além de outros materiais.
Os cadernos são personalizados com fotos de pontos turísticos, da cultura e datas especiais de Valadares.
Também foi preparado um kit específico para professores com materiais de uso contínuo, como canetas, marcadores e apagadores para quadro branco, lapiseiras, além de porta-lápis e pasta.
A iniciativa do prefeito de Valadares André Merlo é inédita na cidade.
Aproveite para curtir nossa página no Facebook 🙂