A partir das 13h15 desta terça-feira (20) estará se iniciando a estação de outono. A previsão é de temperaturas dentro da média e diminuição da influência do fenômeno La Niña em Minas Gerais.
A tendência é as chuvas diminuírem gradativamente ao longo da estação, chegando ao mínimo em junho, podendo ocorrer pancadas fortes em abril, explicou o meteorologista da Cemig, Artur Chaves.
Sobre as chuvas, ele disse que devem ficar ligeiramente acima da média no Leste do Estado, principalmente em junho, e dentro da média nas demais regiões.
O outono marca a transição entre o verão e o inverno e termina às 7h07 do dia 21 de junho, quando começa o inverno. A passagem de frentes frias, que no verão causavam panCadas fortes de chuva, começa a provocar quedas de temperaturas semelhantes às observadas no inverno, enquanto as chuvas diminuem.
Outra característica importante é que, no decorrer da estação, a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho.
Outro fenômeno possível de acontecer, especialmente no final de maio e junho, é a formação de inversão térmica, que é quando a temperatura na superfície fica menor do que nos níveis acima da atmosfera, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente e, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades.
Com informações da Cemig.