Início Arquivo OUTONO, QUE COMEÇA NESTA TERÇA, TEM PREVISÃO DE PANCADAS FORTES DE CHUVA

OUTONO, QUE COMEÇA NESTA TERÇA, TEM PREVISÃO DE PANCADAS FORTES DE CHUVA

0
Arthur Chaves meteorologista cemig
A previsão é de pancadas de chuvas fortes em abril, diz meteorologista Artur Chaves (Foto: Divulgação/Cemig)

A partir das 13h15 desta terça-feira (20) estará se iniciando a estação de outono. A previsão é de temperaturas dentro da média e diminuição da influência do fenômeno La Niña em Minas Gerais.

A tendência é as chuvas diminuírem gradativamente ao longo da estação, chegando ao mínimo em junho, podendo ocorrer pancadas fortes em abril, explicou o meteorologista da Cemig, Artur Chaves.

Sobre as chuvas, ele disse que devem ficar ligeiramente acima da média no Leste do Estado, principalmente em junho, e dentro da média nas demais regiões.

O outono marca a transição entre o verão e o inverno e termina às 7h07 do dia 21 de junho, quando começa o inverno. A passagem de frentes frias, que no verão causavam panCadas fortes de chuva, começa a provocar quedas de temperaturas semelhantes às observadas no inverno, enquanto as chuvas diminuem.

Outra característica importante é que, no decorrer da estação, a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho.

Outro fenômeno possível de acontecer, especialmente no final de maio e junho, é a formação de inversão térmica, que é quando a temperatura na superfície fica menor do que nos níveis acima da atmosfera, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente e, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades.

Com informações da Cemig.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 × 4 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile