Numa contextualização rápida, o filme apresenta T’Tchalla (interpretado por Chadwick Boseman), rei de Wakanda e herói africano, que usa a alcunha de Pantera Negra. O longa é o primeiro filme solo do super-herói, que pertence à produtora e editora Marvel, e o décimo sétimo filme da franquia MCU (Universo Cinematográfico Marvel, do inglês).
O príncipe T’Tchalla precisa governar sua nação, Wakanda, após a morte de seu pai, o rei T’Tchacca (episódio retratado em Capitão América: Guerra Civil). Wakanda é o país mais desenvolvido do planeta, financeiramente e tecnologicamente, mas não possui contato com absolutamente nenhuma outra nação, a ponto da própria ONU e dos EUA pensarem que ele é apenas um país de terceiro mundo.
A trama principal cruza dois vilões distintos: Klaue e M’Mbacku. O primeiro é um contrabandista de minério que está de olho na mais poderosa riqueza de Wakanda: o raríssimo vibranium. O segundo, é um homem ambicioso que almeja destronar T’Tchalla e se tornar o novo Rei de Wakanda.
Com uma trama extremamente fluída, trabalhando dois vilões de forma cruzada, e apresentando coadjuvantes, Pantera Negra, sem dúvida, foi a melhor opção de entretenimento que já apareceu nesse ano.
Todos os personagens, protagonistas e coadjuvantes, são bem trabalhados e fazem com que o público possa ter conexão com eles, especialmente com o vilão M’Mbacku, incrivelmente interpretado por Michael B. Jordan.
Vale ressaltar também, para quem já está familiarizado com os filmes da Marvel, que o filme é bastante sério, contrapondo o humor que a produtora costuma usar nos filmes (e que até atrapalha em alguns). E podemos dizer também que a Marvel parece ter encontrado a fórmula de bons vilões.
No ano passado, todos os vilões foram memoráveis, mas os antagonistas sempre foram o calcanhar de Aquiles da franquia. Felizmente, não são mais. A ação, no entanto, continua espetacular, o que é algo comum no MCU.
O único ponto que não é perfeito é a computação gráfica, que incomoda um pouco em alguns momentos, especialmente mais próximo do final. Mas isso, ao menos para o autor desse texto, é algo fácil de se relevar.
Pantera Negra fica com uma nota 9/10.
O personagem estará presente nas telonas novamente em abril, no filme Vingadores: Guerra Infinita.
Para quem ainda não assistiu, o filme está em cartaz no Cinesercla GV Shopping – 15:20 – 18:00 – 20:30.
*Estagiário sob a supervisão da editora Andréa Costa