O dia desta quarta-feira (20) começava a clarear quando a água do córrego que corta o distrito de Pontal, pertencente a Governador Valadares, transbordou e inundou várias casas, levando lama, destruindo móveis, derrubando muros.
A forte chuva que caiu na localidade provocou alagamentos até nas partes mais altas do distrito, onde moradores foram pegos de surpresa e amanheceram com a água já dentro de casa. Muitos tiveram que sair rapidamente, deixando tudo para trás.
Uma das casas mais atingidas foi a do casal Gilberto Faustino dos Santos e Maria Helena Arruda, que fica logo na entrada do distrito e bem próxima ao córrego.
A pedagoga Maria Helena contou que por volta das 5h30 seu marido se levantou e reparou a água dentro de casa. O volume começou a aumentar de forma rápida e eles, junto com as duas filhas, deixaram o imóvel com a água já pela cintura.
Lá pelas 7 h, continua ela, Gilberto retornou a casa e estava na parte de trás do imóvel quando parte do muro desabou e a enxurrada o obrigou a subir ao telhado para se proteger.
O prejuízo da família, que também cria porcos e galinhas, foi de mais de R$ 20 mil, conforme avaliou Gilberto enquanto tentava fazer funcionar uma das motos que ficou sob a água.
Eles moram nesse mesmo local há quase três anos e, de acordo com Maria Helena, “foi a primeira vez que a chuva caiu forte assim e invadiu nossa casa”. Mas a solidariedade dos vizinhos, acentuou, ajudou a amenizar a situação. “Elas vieram de forma espontânea e nem sei dizer o que faria sem esse apoio”.
Dez amigas colocaram a mão na massa e andavam de um lado para outro na casa do casal, arrastando móveis, esfregando o chão, lavando utensílios, separando o pouco que não foi atingido pelas águas do córrego, com disposição e sorriso nos rostos.
A maioria delas também acordou com a água dentro de casa, “bem menos que aqui”, limparam tudo e saíram para ajudar outros atingidos. “Essa é a quarta casa em que fazemos esse mutirão de limpeza”, orgulharam-se.
Apesar do susto, dos transtornos e dos prejuízos, a pedagoga disse que ainda assim só conseguia “olhar para tudo isso e agradecer a Deus”. E acrescentou: “agora é contabilizar os prejuízos e vida que segue”, finalizou.
Mais chuva
As chuvas que caíram forte no início da manhã desta quarta-feira no distrito de Pontal e Santo Antônio do Porto, um outro distrito de Governador Valadares, vão continuar.
De acordo com a climatologista e professora do IFMG-GV, Daniela Cunha, nas últimas 24h choveu cerca de 42 mm na região de Valadares e as chuvas estão previstas para continuar até a próxima semana, em formato de pancadas, que podem ocorrer em locais alternados.