Governador Valadares está autorizada a migrar para a onda amarela a partir de hoje (13), segundo anunciou o prefeito André Luiz Merlo (PSDB), em evento de entrega de títulos de regularização fundiária urbana que aconteceu na manhã desta quinta-feira, na prefeitura local, com a presença do governador de Minas Romeu Zema (Novo).
O anúncio acontece um dia após Valadares registrar mais cinco mortes, na quarta-feira (12), contabilizando um total de 171 vítimas fatais e com mais 33 óbitos sendo investigados.
O prefeito contou que entregou um ofício ao governador solicitando “um olhar diferenciado” para a cidade, devido a situação de estabilidade de leitos UTI Covid-19 no município, o que daria segurança para Valadares passar para a onda amarela.
“Fomos surpreendidos pelo governador, antes mesmo de entregar o ofício, que nos disse que fará uma nova análise de viabilidade, nos próximos 15 dias, e enquanto isso já poderemos passar para a onda amarela a partir de hoje”, ressaltou o prefeito.
Com isso, já está autorizada a abertura de serviços não essenciais contemplados pela onda amarela, como:
– Bares (consumo no local);
– Autoescola e cursos de pilotagem;
– Salão de beleza e atividades de estética;
– Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
– Papelaria, lojas de livros, discos e revistas;
– Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
– Comércio de itens de cama, mesa e banho;
– Lojas de móveis e lustres;
– Imobiliárias;
– Lojas de departamento e duty free;
– Lojas de brinquedos.
O prefeito André Merlo ainda pediu que o comércio e os usuários continuem respeitando as orientações referentes à pandemia, como o distanciamento e o uso de máscaras.