O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou, durante convenção realizada na manhã deste domingo (13), o nome do deputado federal Leonardo Monteiro como candidato a prefeito de Governador Valadares, pela coligação que reúne ainda o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – que fez sua convenção junto com o PT -, Partido Liberal (PL), Rede Sustentabilidade e Avante. As chapas de vereadores foram apresentadas e também aclamadas pelos participantes.
A pandemia do novo coronavírus não conteve a participação de centenas de filiados e simpatizantes no encontro que aconteceu na quadra da Escola Estadual Israel Pinheiro, no bairro de Lourdes. Além do público presente, de aproximadamente 300 pessoas, dezenas de apoiadores também acompanharam o lançamento oficial das candidaturas do PT por meio de videoconferência fechada.
O clima era de festa: músicas embalavam as lembranças de antigas campanhas e, no telão, se revezavam importantes depoimentos de apoio ao candidato Leonardo, entre eles o ex-candidato a presidente Fernando Haddad; a presidente do PT Nacional, Gleisi Hoffmann; o presidente do PT de Minas Gerais, Cristiano Silveira, além de figuras expressivas como o deputado Patrus Ananias (PT) e a deputada estadual da Rede, Ana Paula, entre outros.
O presidente do PT de Valadares, Victor Dell’orto, abriu os trabalhos acolhendo e agradecendo os presentes e o próprio Leonardo Monteiro por ter aceito a indicação para a disputa, ressaltando a força do seu nome.
O presidente do PCdoB, Clédio Mattos, lembrou a administração do ex-prefeito Fassarella (PT). “Ele fez muito! Elisa deu continuidade e agora Leonardo vai fazer muito mais. Nos orgulhamos de sempre ter estado junto com todos.” Os presidentes do Avante, pastor Cláudio Simplício; do PL Eisenhower da Mora, e da Rede, Erly Rodrigues, também ressaltaram a importância da união para a disputa.
A ex-prefeita Elisa Costa conclamou todos para a luta. “Demos e vamos voltar a dar voz à população da periferia da nossa cidade!”, ressaltou. Por último, falou Leonardo Monteiro, encerrando a convenção depois de quase três horas do início do evento.
“Nunca uma pré-campanha me emocionou tanto, sinto um clima muito positivo, percebo que a população de Valadares quer mudança e temos condições reais de promover essa mudança pela qual o povo anseia. Precisamos e vamos construir uma Valadares de todos nós”, garantiu o candidato.