Início Arquivo Rio Doce baixa 46 cm em 18 h; prefeitura planeja limpeza

Rio Doce baixa 46 cm em 18 h; prefeitura planeja limpeza

0
rio doce baixa 44 cm em 18 h em valadares
Nível do rio levou 18 horas para baixar 46 cm em Valadares. Imagens: Romilson Carvalho

Desde as 4 h desta quarta-feira (12), o nível do rio Doce baixou 46 cm em Governador Valadares, depois de atingir o pico de 4,35 m na noite de ontem (11). Na última medição na régua do Saae, às 22 h de hoje, o nível estava em 3,89 m.

A situação ainda é de enchente e os bairros mais afetados no município – São Tarcísio, Nova Santa Rita, Santa Rita, São Pedro, Santa Terezinha, São Paulo e Ilha dos Araújos  -continuam alagados.

A terceira maior enchente da cidade afetou cerca de 55 mil habitantes, segundo a Defesa Civil. Até o momento, cerca de 16 mil pessoas estão abrigadas em casas de parentes e amigos e outras 342 (82 famílias) foram acolhidas em sete abrigos disponibilizados pelo município.

Operação limpeza

As chuvas cessaram nas cabeceiras e não há previsão de novas ocorrências para os próximos dias. Enquanto o rio retorna lentamente para o leito, a prefeitura planeja a operação de limpeza em ruas e avenidas dos bairros atingidos.

Segundo a prefeitura, as equipes atuarão simultaneamente em várias áreas na cidade e serão deslocadas para esses pontos à medida em que o nível das águas for baixando. A orientação é que os moradores coloquem nas calçadas móveis e utensílios que pretendam descartar.

Serão utilizadas caçambas, caminhões-pipa, retroescavadeiras, caminhões com carroceria, pá carregadeiras e outros para a limpeza de ruas e avenidas, incluindo a retirada de lama, entulho e móveis atingidos pelas águas.

Na enchente de 2020, o atual governo sofreu diversas críticas devido à demora em livrar da lama e do lixo os bairros afetados, o que levou alguns moradores vizinhos a se unirem para contratar serviço privado para limpeza de rua.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × um =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile