“Se quiser falar aqui, vai ter que passar pelas urnas e se eleger”. Este foi o recado do vereador Cabo Amorim (PSDB) aos eleitores de Governador Valadares, ao defender, na noite de ontem (6), o projeto de lei que extinguiu a Tribuna Livre na Câmara Municipal.
Segundo ele, cada partido e cada morador do município já estaria representado pelos vereadores eleitos, o que dispensaria, na opinião dele, manter espaços na Câmara para que os cidadãos possam fazer uso da palavra para debater políticas ou tratar de assuntos de interesse da comunidade.
Em sua manifestação, o militar reformado enfatizou que seria desnecessário permitir que o próprio povo utilize a ‘Casa do Povo’ para ser ouvido pelos políticos que elegeram e, menos ainda, para eventualmente criticar a atuação deles.
“Têm várias pessoas que me procuraram, que sonham um dia subir ali [na Tribuna]… então vai pras urnas, dispute uma eleição, e suba pra falar naquela tribuna. Eu vou votar sim!”, reforçou ele, que assina o projeto junto com o vereador Igor Costa.
Com 11 votos favoráveis e 7 contrários, a proposta foi aprovada e a tribuna livre extinta.
Veja a defesa do vereador Cabo Amorim pelo fim da Tribuna Livre: