Em comunicado divulgado na manhã desta segunda-feira (12), o Hospital Bom Samaritano (HBS) informou que irá reduzir, temporariamente, as internações para cirurgias, bem como os atendimentos a pacientes que precisam de leitos UTI Covid.
O motivo, segundo explicou o HBS, é o desabastecimento de medicamentos utilizados para intubação e manutenção da sedação dos pacientes acometidos pela Covid-19, chamados de ‘kit-intubação’.
“Além disso, quando se consegue encontrar, depois de muita procura, os valores cobrados pelos fornecedores estão, absurdamente, até 850% mais caros”, diz o comunicado.
Diante da falta desses medicamentos, o HBS ressalta ainda que só estará atendendo os casos de cirurgias oncológicas e cardíacas de extrema gravidade e classificadas como emergência.
“Os medicamentos, até agora disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), não atendem à real necessidade dos internos na UTI Covid, e também daqueles pacientes que aguardam cirurgias oncológicas e cardíacas”, conclui o texto.