Os servidores municipais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Governador Valadares já ensaiam a possibilidade de paralisação, na próxima quarta-feira (30), devido à decisão do atual governo de não conceder a progressão funcional por Avaliação de Desempenho.
Hoje (25), no início do expediente na autarquia, parte dos funcionários se concentraram no
pátio à espera de uma solução favorável aos que já teriam direito ao benefício.
Leia Também: Servidores do Saae cobram direito à progressão nesta sexta
A diretoria do Sinsem-GV acompanhou toda a movimentação e a presidente Sandra Perpétuo intermediou o diálogo entre o governo e os servidores.
O procurador-Geral do Município, Elias Souto, esteve na autarquia, acompanhado do vice-prefeito Nilton Barroso (DEM), mas não recuou diante dos argumentos da categoria.
Ele manteve o entendimento de que a legislação impede a concessão da primeira progressão com três anos de serviços públicos.
Com isso, a categoria decretou indicativo de paralisar as atividades na próxima quarta-feira, caso o governo mantenha a decisão de não pagar o benefício.
De acordo com o Sinsem-GV, um ofício foi encaminhado à diretoria do Saae comunicando a possibilidade de paralisação, conforme determina a lei 7.783/89 – já que a autarquia presta serviço essencial ao município.