No primeiro dia que passa a valer o decreto que determina o fechamento do comércio em Governador Valadares, a partir desta segunda-feira (23), até o dia 31, para evitar a propagação do coronavírus, a cidade amanheceu parcialmente fechada e com poucos pedestres nas ruas centrais.
O movimento maior, por volta das 10h desta manhã, era de veículos, mas o trânsito fluía tranquilamente.
O decreto assinado pelo prefeito André Luiz Merlo (PSDB), na última sexta-feira (20), estabelece o funcionamento apenas de supermercados, açougues, padarias, lojas veterinárias, postos de gasolina, distribuidoras de água e gás de cozinha, e outros estabelecimentos que prestam serviços essenciais, como os da área de saúde.
Veja a íntegra do decreto aqui.
O clima na cidade é de domingo ou de feriado, com exceção do entorno do Mercado Municipal, onde alguns comércios abriram as portas apesar da determinação municipal.
Além disso, algumas lojas que integram o mercado e que não se enquadram nas atividades que podem funcionar, ignoraram o decreto, como as tabacarias.
Ambulantes também podem ser vistos nas ruas próximas dali, inclusive idosos.
Boletim
De acordo com o último boletim da prefeitura de Governador Valadares, divulgado às 18h de domingo (22), há 52 casos suspeitos no município e nenhum deles confirmado.