Início Arquivo VALADARES DISCUTE PLANO EM CASO DE ROMPIMENTO DE BARRAGEM

VALADARES DISCUTE PLANO EM CASO DE ROMPIMENTO DE BARRAGEM

1
Possível rompimento de barragem em Barão de Cocais ameaça, mais uma vez, o rio Doce. Foto: Fábio Monteiro

A possibilidade real de que rejeitos de outra barragem da Vale atinjam o rio Doce fez com que a Prefeitura de Governador Valadares convocasse o Sistema de Comando de Operações (SCO) para discutir e traçar estratégias, caso isso aconteça.

Documento da mineradora estima que a ruptura da cava norte da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, poderá acontecer entre os dias 19 e 25 de maio.

Há possibilidade do impacto atingir a Barragem Sul Superior e, segundo o Ministério Público, não é possível garantir que ela suporte. A barragem já está em nível de alerta de pré-colapso.

Um rompimento da cava norte poderá provocar a liquefação do material depositado na Barragem Sul, que é maior, e provocar novo rompimento, inundando parte da cidade de Barão de Cocais e atingindo o Rio São João, que pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

Na reunião do SCO, com a presença de representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Defesa Civil, entre outros, foram discutidas as estratégias a serem adotadas no caso de rejeitos de um possível rompimento atingir o Rio Doce.

Saae garante tratamento de água

Em um vídeo distribuído nas redes sociais e grupos de whatsapp, o prefeito de Valadares, André Merlo (PSDB), ao lado do diretor do Saae, coronel Sebastião Pereira de Siqueira, garantem que a cidade está preparada para mais um possível rompimento.

“As autoridades da cidade estão atentas para socorrer a nossa população. Fiquem tranquilos. Estamos atentos e ligados à Defesa Civil do Estado”, tranquilizou o prefeito.

O diretor do Saae, coronel Siqueira, lembrou que, devido à crise de 2015, a autarquia se preparou para fazer o tratamento de água em altíssimo nível de turbidez.

“Já temos uma reserva de polímero que faz esse tratamento e estamos aumentando essa reserva”, disse ele, explicando que servidores da autarquia estão preparados para trabalhar de forma rápida, caso seja necessário fazer o tratamento de água com rejeitos.

Em novembro de 2015, rejeitos da barragem de Fundão, da Samarco, localizada em Mariana (MG), atingiram o rio Doce, provocando transtorno a toda população até a sua foz, no Espírito Santo.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Fazer projeto e execução do mesmo em tempo recorde, para captar e tratar água do rio corrente,no sentido Valadares Ipatinga.No local tem espaço suficiente.Trazer nova tubulação e conexão da mesma em ponto mais próximo da rede do SAAE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × 3 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile