Começa hoje (13) e vai até o próximo domingo (17) o Valadares Jazz Festival, evento tradicional na região que a cada ano atrai mais pessoas. O show de abertura, a partir das 20h, será feito pelo trombonista e compositor capixaba, Joabe Reis.
As apresentações são gratuitas e serão realizadas na Praça dos Pioneiros, no Centro da cidade, mas devido as medidas de enfrentamento à covid, é necessário retirar, no site da Sympla, o ingresso para adentrar a área de shows.
Cada pessoa poderá retirar um ingresso por noite e deverá apresentá-lo na entrada junto com documento de identidade, para conferência. Também é obrigatório o uso de máscara, passar por aferição de temperatura corporal e manter o distanciamento entre as cadeiras, além de higienizar as mãos com álcool em gel.
Homenagem
A 21ª edição vai prestar uma homenagem a George Gershwin, compositor dos Estados Unidos nascido Jacob Gershowitz, em setembro de 1898, e falecido no ano de 1937, aos 38 anos.
George Gershwin compôs tanto para a Broadway quanto para concertos clássicos. Ele também escreveu músicas populares de grande sucesso. Suas músicas influenciaram músicos no mundo inteiro, como Tom Jobim, por exemplo.
Transitou entre o erudito e o popular, compondo músicas como Rapsody in blue, An American in Paris, Summertime e a genial ‘s wonderful, gravado por muitos cantores e cantoras do Brasil, como João Gilberto e Leny Andrade. Salve, Gershwin!
Festival
O Valadares Jazz Festival foi criado em Governador Valadares em 1999 pelo jornalista e produtor cultural Alpiniano Silva Filho (Tim Filho). O evento conta com a parceria do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo Federal e tem o apoio da Prefeitura local.
Oficinas
Além dos shows, o Festival também oferece oficinas gratuitas de canto, percussão, sopros/contrabaixo, violão, guitarra e musicalização. Para participar é necessário se inscrever pelo site: https://www.valadaresjazzfestival.com/contato.
Shows
13 | 10 – Quarta
20h00 – Joabe Reis
Trombonista e compositor capixaba, é considerado como um dos nomes mais importantes da atual música instrumental brasileira. Lançou seu primeiro disco solo durante a pandemia da Covid-19, produzido pelo próprio trombonista em parceria com selo TFunky Jazz, do baterista e produtor musical Tuto Ferraz. Neste trabalho, Joabe reverencia o jazz, altamente influenciado pelo Hip-Hop, Neo Soul, Funk e o Pop. Ele virá a Valadares com um sexteto da pesada.
21h30 – Banda Black Rio
A Banda Black Rio foi fundada em 1977 por Oberdan Magalhães e tornou-se referência para grandes grupos da música mundial, como Jamiroquai e Incognito. Ficou desativada por um tempo e retornou em 1999, iniciativa de William Magalhães, filho de Oberdan. Vai fazer um show histórico em Valadares, com uma energia que vai ligar o público em alta voltagem. Salve, povo Black Rio!
14 | 10 – Quinta
20h00 – Dudu Maia & Regional
Dudu se destaca no Brasil e no exterior trabalhando como instrumentista, compositor e produtor musical. O bandolinista, indicado ao Grammy 2018 (EUA), já se apresentou ao lado de diversos nomes consagrados da música brasileira e internacional. Viva o Chorinho!
21h30 – Hamilton de Holanda
Virtuoso, brilhante e único são alguns dos adjetivos para descrever este improvisador e compositor multipremiado que inspira audiências em todo o mundo. Seu instrumento é o bandolim e a sua música tem a alma brasileira, e encanta plateias pelo mundo. E certamente vai encantar os valadarenses, como encantou, dias atrás, várias plateias na Europa. Um show com a alma brasileira.
15 | 10 – Sexta
20h00 – João Gaspar
Um dos melhores guitarristas da música instrumental brasileira, com inserção em países como Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Austrália, Costa Rica e Argentina. No show que fará em Governador Valadares ele estará no palco com um quarteto de virtuoses da nossa música, tocando standards de jazz e da MIB.
21h30 – Igor Prado & Just in Groove
O guitarrista Igor Prado é um dos grandes nomes do blues brasileiro nos Estados Unidos. Sua banda tem várias formações mas nunca perde o groove que encanta a plateia. Já esteve em Valadares em 2017 com um trio que deixou o público impactado. A maioria pediu bis. Por isso, ele está de volta.
16 | 10 – Sábado
20h00 – Ney Conceição
Contrabaixista de altíssimo nível, o paraense Ney Conceição já tocou e toca com os maiores nomes da Música Popular Brasileira. No Valadares Jazz Festival, além de seu show, vai ministrar uma oficina preparatória para a formação de uma big band valadarense.
21h30 – Leo Gandelman
Leo Gandelman é um saxofonista que construiu sua carreira com sucesso a partir dos anos 1980. Esta é a segunda vez que toca em Valadares, sempre muito aplaudido pelo público que ama jazz e a fina flor da Música Instrumental Brasileira. Vai se apresentar com um quarteto tocando um repertório fina estampa.