Início Arquivo Valadares Jazz Festival, edição 21, começa hoje

Valadares Jazz Festival, edição 21, começa hoje

0
O trombonista e compositor Joabe Reis abre o festival às 20h. Imagem: Divulgação

Começa hoje (13) e vai até o próximo domingo (17) o Valadares Jazz Festival, evento tradicional na região que a cada ano atrai mais pessoas. O show de abertura, a partir das 20h, será feito pelo trombonista e compositor capixaba, Joabe Reis.

As apresentações são gratuitas e serão realizadas na Praça dos Pioneiros, no Centro da cidade, mas devido as medidas de enfrentamento à covid, é necessário retirar, no site da Sympla, o ingresso para adentrar a área de shows.

Cada pessoa poderá retirar um ingresso por noite e deverá apresentá-lo na entrada junto com documento de identidade, para conferência. Também é obrigatório o uso de máscara, passar por aferição de temperatura corporal e manter o distanciamento entre as cadeiras, além de higienizar as mãos com álcool em gel.

Homenagem

A 21ª edição vai prestar uma homenagem a George Gershwin, compositor dos Estados Unidos nascido Jacob Gershowitz, em  setembro de 1898, e falecido no ano de 1937, aos 38 anos.

George Gershwin compôs tanto para a Broadway quanto para concertos clássicos. Ele também escreveu músicas populares de grande sucesso. Suas músicas influenciaram músicos no mundo inteiro, como Tom Jobim, por exemplo.

Transitou entre o erudito e o popular, compondo músicas como Rapsody in blue, An American in Paris, Summertime e a genial ‘s wonderful, gravado por muitos cantores e cantoras do Brasil, como João Gilberto e Leny Andrade. Salve, Gershwin!

Festival

O Valadares Jazz Festival foi criado em Governador Valadares em 1999 pelo jornalista e produtor cultural Alpiniano Silva Filho (Tim Filho). O evento conta com a parceria do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo Federal e tem o apoio da Prefeitura local.

começa nesta quarta o valadares jazz festival
O festival de jazz acontece em Valadares desde 1999. Foto: Divulgação

Oficinas

​Além dos shows, o Festival também oferece oficinas gratuitas de canto, percussão, sopros/contrabaixo, violão, guitarra e musicalização. Para participar é necessário se inscrever pelo site: https://www.valadaresjazzfestival.com/contato

Shows

13 | 10 – Quarta

20h00 – Joabe Reis
Trombonista e compositor capixaba, é considerado como um dos nomes mais importantes da atual música instrumental brasileira. Lançou seu primeiro disco solo durante a pandemia da Covid-19, produzido pelo próprio trombonista em parceria com selo TFunky Jazz, do baterista e produtor musical Tuto Ferraz. Neste trabalho, Joabe reverencia o jazz, altamente influenciado pelo Hip-Hop, Neo Soul, Funk e o Pop. Ele virá a Valadares com um sexteto da pesada.

21h30 – Banda Black Rio
A Banda Black Rio foi fundada em 1977 por Oberdan Magalhães e tornou-se referência para grandes grupos da música mundial, como Jamiroquai e Incognito. Ficou desativada por um tempo e retornou em 1999, iniciativa de William Magalhães, filho de Oberdan. Vai fazer um show histórico em Valadares, com uma energia que vai ligar o público em alta voltagem. Salve, povo Black Rio!

14 | 10 – Quinta

20h00 – Dudu Maia & Regional
Dudu se destaca no Brasil e no exterior trabalhando como instrumentista, compositor e produtor musical. O bandolinista, indicado ao Grammy 2018 (EUA), já se apresentou ao lado de diversos nomes consagrados da música brasileira e internacional. Viva o Chorinho!

21h30 – Hamilton de Holanda
Virtuoso, brilhante e único são alguns dos adjetivos para descrever este improvisador e compositor multipremiado que inspira audiências em todo o mundo. Seu instrumento é o bandolim e a sua música tem a alma brasileira, e encanta plateias pelo mundo. E certamente vai encantar os valadarenses, como encantou, dias atrás, várias plateias na Europa. Um show com a alma brasileira.

15 | 10 – Sexta

20h00 – João Gaspar
Um dos melhores guitarristas da música instrumental brasileira, com inserção em países como Estados Unidos, Bélgica, Holanda, Austrália, Costa Rica e Argentina. No show que fará em Governador Valadares ele estará no palco com um quarteto de virtuoses da nossa música, tocando standards de jazz e da MIB.

21h30 – Igor Prado & Just in Groove
O guitarrista Igor Prado é um dos grandes nomes do blues brasileiro nos Estados Unidos. Sua banda tem várias formações mas nunca perde o groove que encanta a plateia. Já esteve em Valadares em 2017 com um trio que deixou o público impactado. A maioria pediu bis. Por isso, ele está de volta.

16 | 10 – Sábado

20h00 – Ney Conceição
Contrabaixista de altíssimo nível, o paraense Ney Conceição já tocou e toca com os maiores nomes da Música Popular Brasileira. No Valadares Jazz Festival, além de seu show, vai ministrar uma oficina preparatória para a formação de uma big band valadarense.

21h30 – Leo Gandelman
Leo Gandelman é um saxofonista que construiu sua carreira com sucesso a partir dos anos 1980. Esta é a segunda vez que toca em Valadares, sempre muito aplaudido pelo público que ama jazz e a fina flor da Música Instrumental Brasileira. Vai se apresentar com um quarteto tocando um repertório fina estampa.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte − 19 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile