Governador Valadares ultrapassou nesta quarta-feira (28) a marca de mil mortes confirmadas por Covid-19. O novo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta mais 14 mortes confirmadas nas últimas 24 horas e mais 168 pessoas infectadas com a doença.
O número de mortes decorrente do novo coronavírus mais que dobrou em menos de dois meses no município. Em março, foram 135 óbitos, enquanto neste mês, até a data de hoje, já morreram 277 pessoas.
O total é de 1.012 vítimas fatais. Além disso, estão em investigação 106 óbitos.
A quantidade de pacientes internados também é alta, somando hoje 156 (57 em UTI e 99 em alas). Estão em isolamento domiciliar 461 pessoas.
Luto oficial
O elevado número de óbitos em Governador Valadares levou o prefeito André Merlo (PSDB) a decretar luto oficial pelos mortos da Covid-19, por três dias. Nas redes sociais, ele postou a seguinte mensagem:
“Hoje nossa cidade atinge uma marca que nenhum gestor, nenhum cidadão, nenhum de nós valadarenses gostaria que fosse alcançada, mas exatamente por isso, precisamos falar sobre ela: pouco mais de um ano após o início dessa terrível pandemia, ultrapassamos o número de 1.000 valadarenses que perderam a vida lutando contra a COVID-19.
Um dia triste, um número que carrega a tristeza de tantas famílias, de tantos amigos. Uma triste estatística que atingiu a todos nós. Nossa Secretária de Saúde, Carol, perdeu a mãe. Nosso vice-prefeito e Secretário de Governo, David, perdeu a avó. Também a minha família e as de amigos próximos foram afetadas.
Nossos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à COVID estão exaustos, física e emocionalmente, mas seguem firmes lutando pela vida e para amenizar o sofrimento de centenas de acometidos pela COVID. A eles, todo nosso respeito, reconhecimento e profunda gratidão.
Como prefeito, lamentamos profundamente por cada uma das vidas perdidas e em sinal de respeito, decretamos luto oficial de três dias, arriando nossas bandeiras a meio mastro.
Diferente do que todos pensávamos lá no começo, sabemos que esta pandemia ainda não está tão perto de acabar, e por isso mesmo, neste momento em que nos solidarizamos com todas estas famílias que foram atingidas pela COVID, renovamos nosso pedido para que cada um nos ajude fazendo a sua parte, somando seus esforços pessoais aos nossos esforços públicos.
Vamos continuar lutando juntos.
André Merlo – Prefeito de Governador Valadares”
Vacinação
Ontem (27), a prefeitura informou que chegou ao fim o estoque da vacina Coronavac para quem aguardava a segunda dose. ‘É importante ressaltar que os municípios foram orientados pelo Estado a aplicar as doses reservadas para a 2ª dose, com o intuito de acelerar a vacinação”, justificou o governo.
Também foi comunicado que a administração está buscando junto ao Governo do Estado “doses para atender as pessoas que aguardam a 2ª dose da Coronavac”. A vacinação de 1ª dose para as pessoas a partir de 61 anos segue normalmente, com a vacina Astrazeneca.
De acordo com o boletim epidemiológico, 46.035 moradores receberam a primeira dose da vacina e 20.358 pessoas, as duas doses.