Após 20 dias na onda roxa, Valadares vive um cenário pior do que antes

0
433
valadares piora números da pandemia durante a onda roxa
Centro de Valadares durante a onda roxa. Foto: Fábio Monteiro

 

As medidas mais duras para conter a disseminação da covid-19 em todo o estado, que começaram a vigorar no dia 17 de março,  não conseguiram impedir que Governador Valadares retrocedesse no combate à pandemia.

Nesta segunda-feira (5), ao completar 20 dias de onda roxa – fase mais restritiva do programa Minas Consciente, que limita e estabelece regras para o funcionamento de atividades comerciais e industriais e estipula horários para a circulação de pessoas -, Valadares progrediu para um cenário pior do que a cidade já vivia, segundo mostram os números da pandemia.

Leia também: Onda Roxa do governo de MG impõe maior restrição a Valadares

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados diariamente (exceto aos domingos) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde o início da onda roxa (17/3) até ontem (5/4), houve um aumento de 17,5% no número de casos confirmados de covid-19 no município, ou cerca de 153 novos casos ao dia.

No dia 17 de março, havia 17.512 casos positivados e, ontem (5), 20.580, ou seja, 3.068 novas pessoas infectadas. O número de óbitos bateu recorde na cidade nesse período de 20 dias, passando de 632 mortes (no dia 17) para 773, ontem, uma alta de 22%. Foram 141 vítimas fatais e uma média de 7 óbitos ao dia.

Nos últimos 20 dias, Valadares também não conseguiu registrar queda no número de internações, e a taxa de ocupação de leitos segue em 100% nas redes SUS e particular desde o dia 12 de março.

Na vacinação, a cidade teve um avanço tímido, mas importante: mais 15.028 pessoas receberam a primeira dose durante a onda roxa, uma média de 751 vacinados ao dia; e outras 4.964, ou cerca de 330 pessoas ao dia, tomaram a segunda dose.

Ainda durante a onda roxa, uma média diária de 564 foram colocadas em isolamento domiciliar.

Como estava a cidade 20 dias antes da onda roxa:

Os 20 dias que antecederam o início da onda roxa  (17/3) mostram que os números da pandemia em Governador Valadares eram melhores do que os de hoje, 20 dias após o início da fase mais restritiva.

No período de 25 de fevereiro a 16 de março (antes da onda roxa) foram confirmados 1.646 novos casos de covid-19, um aumento de 10,5%. Em média, 82 novos casos por dia foram positivados; e cerca de 2,6 pessoas morreram a cada dia, somando 52 óbitos em 20 dias.

A aplicação das vacinas, nesse período, foi mais lenta: uma média de 311 pessoas recebeu a primeira dose, ampliando para 6.213 o número de vacinados.

Cerca de 251 pessoas/dia ficaram em isolamento domiciliar.

Evolução da pandemia em Valadares:

** O quadro mostra os números da pandemia no período de 25 de fevereiro a 16 de março, antes da onda roxa, e 17 de março a 5 de abril, durante a onda roxa.

evolução da onda roxa em gv mostra piora no combate à pandemia em valadares

Fim do toque de recolher

Ontem (5), O Governo de Minas suspendeu o toque de recolher que proibia a circulação de pessoas durante a madrugadas nas cidades que fazem parte da onda roxa do programa Minas Consciente.

Também caiu a medida que barrava a realização de encontros familiares. A decisão é válida até a próxima quarta-feira (7), quando o Comitê Estadual de Combate à Covid-19 volta a se reunir para discutir as medidas de isolamento social para conter a propagação da doença no Estado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte − 11 =