Lições do Titanic

0
2534

Daqui a 10 dias(14/04), o mundo recorda os 109 anos do naufrágio do luxuoso navio Titanic. Do total de 2.208 passageiros e tripulantes que estavam a bordo, 1.496 morreram e 712 sobreviveram.

Guardadas as devidas proporções, o Brasil, nos últimos 10 dias, enterrou mais de um Titanic e meio de mortos pela COVID diariamente! Uma média de quase 3.000 vidas ceifadas todo dia sob nosso olhar de inércia e estupefação!

O Comandante do Titanic recebeu 6 avisos dados por outros navios, via telégrafo, alertando o risco de navegação naquela área, por causa dos imensos icebergs, e ignorou todos! Afinal a propaganda do Titanic era: “O Navio que nem Deus afunda”!

Com o Brasil atual não é diferente. O “Comandante”(Bolsonaro), recebeu reiteradamente avisos dos cientistas e pesquisadores sobre a gravidade do vírus COVID-19, e ignorou todos! Máscaras? Nem pensar? É só uma “gripezinha”! Aglomerações? Sim! Ele promoveu e incentivou! …”Nem Deus afunda o Titanic”(“Deus acima de todos!”). Remédios sem eficácia científica comprovada? Sim! Ele comprou, patrocinou e divulgou de forma criminosa!

Ah! Quem viu o clássico filme TITANIC(1997), do cineasta James Cameron, se lembra da elegância dos passageiros da 1° Classe durante os jantares, com seus trajes de gala e total descontração e que só se deram conta de que nem seu poder e seu dinheiro poderia salvá-los, na hora em que o pânico e o desespero se apossou de suas almas vendo a iminência da tragédia que se aproximava de todos indistintamente.

Sim, os ricos viram que, mesmo com todo seu dinheiro e prestígio não conseguiriam escapar!

Mal comparando, aquela gente elegante me faz lembrar um outro tipo de gente, nada elegante(mas que acha que é!), que mesmo vendo o crescente número de mortes pela COVID no Brasil, parece ignorar por completo a situação!

Acreditam piamente que tendo prestígio, poder ou dinheiro estão isentos ou imunes à doença! E dá-lhe festas clandestinas, churrascão da família, praias e baladas! Loucura, loucura, loucura, como diria o Huck!

Essa gente ignara e ignóbil, sem o mínimo de complacência, se contamina e espalha o vírus de forma avassaladora lotando as UTIs dos hospitais particulares, de onde acreditam que sempre sairão vivas e lindas, pois pagam caríssimo pelos seus planos de saúde!

Tem também a “3ª classe”! E quem viu o filme sabe que lá, na dita terceira classe do Titanic, se fazia festa, aglomerações e muita dança!

É o retrato da pobreza, das favelas, reflexo das desigualdades sociais. Os pobres e trabalhadores se vêem obrigados a se expor à contaminação dentro dos transportes públicos, em filas de bancos e lotéricas e nos locais insalubres onde quase sempre habitam.

O final do filme? Todo mundo sabe! O TITANIC AFUNDOU! E levou para as profundezas do mar ricos, remediados e pobres!

O Brasil? Bem… O Brasil também está indo à pique! Sistema de saúde pública e privada em colapso, desespero, falta de remédios para manter dignamente os pacientes graves intubados! Falta de oxigênio! Profissionais da saúde esgotados ao extremo!

O Titanic, mesmo sendo o maior e mais luxuoso transatlântico de sua época não dispunha de botes salva-vidas para todos. O Brasil não tem vacinas! A vacinação em massa seria a nossa salvação! É a catástrofe anunciada!

Assim como no Titanic, alguns de nós sobreviveremos agarrados a alguma “tábua de salvação”! A fé é uma delas!

A História sempre nos deixa legados que deveríamos seguir à risca pra não cometermos os mesmos erros do passado. Como somos cabeças duras! Sim! O Brasil está indo à pique!

Salve-se quem puder!

Leia Também:

Um Vestido Novo Para Scarlett
Monarquia: Reveja Seus Conceitos!
Alô? Alô? … O Fim do “Trim Trim”!
Biblioteca Pública Municipal: Lugar da Redenção

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

doze + 14 =