Início Arquivo 333 MORTES: VALADARES MANTÉM COMÉRCIO ABERTO NA ONDA VERMELHA

333 MORTES: VALADARES MANTÉM COMÉRCIO ABERTO NA ONDA VERMELHA

0
valadares mantém comércio aberto na onda vermelha

 

Governador Valadares completou, nesta sexta-feira (20), 220 dias desde a confirmação dos dois primeiros óbitos na cidade, no dia 10 de abril. De lá para cá, foram mais 331 mortes, uma média de pouco mais de 45 ao mês.

Os números são aviltantes quando comparados a cidades muito maiores, como Belo Horizonte, com população quase nove vezes superior a de Valadares.

Na capital mineira, a taxa de mortalidade a cada 100 mil habitantes (63,8) é cerca de 85% menor do que a apurada em Valadares (118,5).

No Estado, o índice de óbitos hoje (21) é de 46,0, enquanto em todo o país a taxa é de 80,2, segundo dados do Ministério da Saúde.

Ainda assim, o município não participará de forma efetiva da onda vermelha – onde somente os serviços essenciais, como supermercados e farmácias, estão autorizados a funcionar.

O prefeito e candidato à reeleição André Merlo (PSDB), vítima da Covid-19, desde o último dia 11 está em tratamento no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Ontem, ele divulgou um vídeo onde adiantou que Valadares não fechará o comércio a partir deste sábado (21), data marcada para o início da fase mais restritiva em toda a região Leste e também Nordeste de Minas, conforme deliberação do Estado. “Chegamos ao meio termo, nada de fechamento total”, disse ele.

Na manhã deste sábado, a decisão tomada em acordo com o Ministério Público, entidades de classe e a prefeitura foi anunciada para a imprensa. Em síntese, o comércio manterá as portas abertas, mas só poderá vender por meio do WhatsApp.

Ou seja, o cliente deverá entrar em contato com a loja, por meio do aplicativo, pedir para separar o pedido e entregar em sua casa, ou passar no local para retirar a mercadoria. Fluxo e contato entre clientes estão proibidos. Os formatos delivery, drive-through e drive-in também continuam liberados.

O prefeito ainda ressaltou, no vídeo, que defende o equilíbrio entre a saúde e a economia, mas pediu à população que tenha cuidado com a pandemia.

“A covid me acometeu e não é brincadeira, então vamos tomar cuidado, mas vamos continuar com nosso comércio também aberto para continuar gerando emprego na nossa cidade”, comentou.

O político também comunicou que passa bem e que deverá ter alta nesse final de semana.

Números da Covid-19

  • óbitos confirmados – 333 (até dia 20)
  • casos confirmados – 9.635
  • recuperados – 9.021 vítimas
  • em isolamento domiciliar – 227 pessoas
  • óbitos em investigação – 30
  • internados – 54 pessoas (33 em UTI e 21 em alas)
  • taxa de ocupação leitos SUS – 89,60% (HM e HBS)
  • taxa de ocupação leitos particulares – 100%
  • índice de mortalidade (a cada 100 mil habitantes) – 118,5
  • taxa de letalidade – 3,45%

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

9 + 4 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile