Início Arquivo ALUNOS DA REDE PÚBLICA VÃO DEBATER SOLUÇÕES PARA O ENSINO DURANTE A...

ALUNOS DA REDE PÚBLICA VÃO DEBATER SOLUÇÕES PARA O ENSINO DURANTE A PANDEMIA

0
estudantes da rede pública vão pensar soluções para o ensino em tempos de pandemia
Desafio Empower 2020: projetos vão concorrer a bolsas de estudo integrais para faculdades. Foto: Divulgação

 

Alunos da rede pública em todo o país, com 14 a 18 anos, estão convidados a pensar em soluções para os estudantes que estão sem aula por causa da pandemia do novo coronavírus.

Os projetos selecionados vão concorrer a bolsas de estudo integrais para faculdade, cursos e outras oportunidades educacionais. Os interessados devem se inscrever gratuitamente para o Desafio Empower 2020, no site www.crieoimpossivel.com.br .

A iniciativa faz parte do projeto ‘Crie o Impossível’, que tem o propósito de inspirar alunos das escolas públicas de todo o país a sonharem e colocar em prática seus projetos de vida.

No dia 30 de julho, a terceira edição do projeto vai reunir jovens de todo o Brasil, em um evento totalmente on-line e gratuito, que tem a pretensão de ser a “aula mais inspiradora da vida dos estudantes”.

O ‘Crie o Impossível’ é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Embaixadores da Educação e co-realizado pelo Sebrae. Com o lema “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”, o projeto tem o objetivo de mudar atitudes e impactar os jovens por meio de histórias reais e inspiradoras.

Nos últimos dois anos, o evento foi realizado no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, e já impactou mais de 15 mil jovens. Agora, a expectativa é influenciar jovens de todo o país.

Vencendo o desânimo

Pesquisa realizada em junho pelo Conselho Nacional da Juventude apontou que três em cada 10 jovens pretendem largar a escola após a pandemia. A co-fundadora e CEO do Embaixadores da Educação, Guilhermina Abreu, destaca a importância do ‘Crie o Impossível’ diante do contexto atual.

“Os estudantes estão desanimados por causa dos impactos da Covid-19 na educação pública. Esses alunos precisam, mais do que nunca, de motivação”, enfatiza Guilhermina, que também é ex-aluna da rede pública de ensino.

Além do impacto inspiracional, o ‘Crie o Impossível’ é uma chamada para a ação. “Sabemos que uma parcela relevante dos alunos de escolas públicas sequer tem acesso à internet para assistir ao evento. Por isso, convocaremos os participantes para criar soluções para os desafios da educação pública. Após o evento, serão realizadas mentorias, acompanhamento e aceleração desses projetos transformadores”, destaca.

ONG Embaixadores da Educação

Formada pelos jovens Guilhermina Abreu, Pollyane Costa e Guilherme Menezes, a ONG surgiu a partir de um propósito: melhorar a realidade das escolas públicas, estimulando o protagonismo entre os alunos, para que sejam agentes de mudança.

Os jovens são ex-alunos da Escola do Sebrae NEJ (Núcleo de Empreendedorismo Juvenil) e juntos, em 2013, criaram o programa Embaixadores da Escola, o primeiro projeto social de impacto do grupo.

“Tínhamos um sentimento de insatisfação com a escola pública e queríamos retribuir para a sociedade toda a oportunidade que tivemos na Escola do Sebrae”, lembra Guilhermina.

Por meio de uma metodologia própria, que inclui brincadeiras, dinâmicas e histórias inspiradoras, o projeto leva a educação empreendedora para dentro das escolas públicas, fazendo o jovem refletir sobre o seu papel.

“O aluno identifica os principais desafios e problemas na escola e propõe soluções para resolvê-los. No fim, ele percebe ser o grande responsável pelas mudanças ao seu redor e que é capaz de transformar sua realidade”, finaliza Abreu.

*Com informações do Sebrae|Regional Rio Doce e Vale do Aço.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

oito − 6 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile