Início Arquivo Biblioteca de Valadares e de 36 cidades da bacia do rio Doce...

Biblioteca de Valadares e de 36 cidades da bacia do rio Doce serão revitalizadas

0
biblioteca em gv terá recursos para revitalização
Biblioteca pública em Valadares terá recursos para modernização. Foto: Divulgação

Trinta e sete municípios da bacia do rio Doce que aderiram ao Projeto de Incentivo à Leitura, entre eles Governador Valadares, contarão com recursos para modernizar as instalações de suas bibliotecas públicas. Os planos de revitalização foram elaborados por servidores de cada cidade e entregues à Fundação Renova.

O documento contém os itens escolhidos a partir do Cardápio de Opções disponibilizado pelo projeto, com as seguintes categorias: acervo (aquisição de livros); mobiliário e equipamento (mesas de leitura, estantes, computadores); capacitação (treinamento dos servidores das bibliotecas); e infraestrutura e acessibilidade (melhorias na infraestrutura, incluindo acessos para todos os públicos, pequenos reparos elétricos ou hidráulicos e instalação de equipamentos como ar-condicionado).

Cada biblioteca pública participante do projeto poderá escolher itens até o valor de R$ 200 mil. Em seguida, inicia-se o período em que a Renova irá providenciar a aquisição dos itens, que deverão ser entregues aos municípios a partir do segundo semestre de 2022.

Aderiram ao Projeto  de Incentivo à Leitura 33 cidades em Minas Gerais (Barra Longa, Aimorés, Alpercata, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bugre, Caratinga, Conselheiro Pena, Córrego Novo, Dionísio, Fernandes Tourinho, Galiléia, Governador Valadares, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itueta, Mariana, Marliéria, Naque, Periquito, Pingo-dágua, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata, São José do Goiabal, Sem Peixe, Sobrália, Timóteo e Tumiritinga) e quatro no Espírito Santo (Baixo Guandu, Colatina, Linhares e Marilândia).

Modernização

O Projeto de Incentivo à Leitura, do Programa de Apoio ao Turismo, Cultura, Esporte e Lazer tem por objetivo estruturar e implementar ações de modernização das bibliotecas públicas dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, por meio da capacitação dos profissionais que atuam nesses espaços, da elaboração participativa de planos de revitalização e do fomento a ações de incentivo à leitura.

Por meio da revitalização das bibliotecas públicas municipais, o projeto busca contribuir com o crescimento pessoal e fortalecimento coletivo das comunidades.

Fonte: Fundação Renova.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quatro × 3 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile