Nesta segunda-feira (15), durante o lançamento de sua pré-candidatura a prefeito de Governador Valadares, Renato Fraga Valentim (Republicanos), de 72 anos, expressou sua disposição em liderar a cidade utilizando as mesmas palavras-chave que fazem parte da narrativa adotada por políticos e outras lideranças da direita radical populista, como o também pré-candidato deputado Coronel Sandro (PL): valores cristãos, família e democracia.
O evento ocorreu ontem à noite, em um espaço na área central da cidade, próximo à Praça Serra Lima, e reuniu políticos e entusiastas bolsonaristas. Entre os presentes estavam o presidente estadual do Republicanos, Euclydes Pettersen, o deputado estadual Enes Cândido e o senador Cleitinho, além de vários vereadores da bancada governista.
Renato Fraga, que nesta campanha adotou o nome ‘Renato do Samaritano’ em uma estratégia de marketing para angariar mais votos – atualmente ele é conselheiro da Beneficência Social Bom Samaritano, mantenedora do Hospital Bom Samaritano -, afirmou estar pronto para ser prefeito. “Estou preparado para este momento. Valadares vai conhecer um gestor que irá trabalhar, diuturnamente, para cuidar da nossa gente e desta cidade que eu amo. Eu sei como resolver o problema da saúde de Valadares, afinal, tenho o Samaritano como referência da minha dedicação e experiência técnica”.
Apesar de destacar que “sabe como resolver o problema da saúde”, o pré-candidato já foi secretário Municipal de Saúde durante a gestão da prefeita Elisa Costa (PT). Renato, que também já foi vereador, caminhou ao lado do Partido dos Trabalhadores (PT) a partir do início dos anos 2000. No governo João Domingos Fassarela (PT), ele atuou como secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos e como diretor-geral do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
Renato Fraga ainda não definiu o nome de seu pré-candidato a vice-prefeito.
Campanha faz coisas
A corrida pela Prefeitura de Governador Valadares levou o prefeito André Merlo (União Brasil) e o vice-prefeito Nilton David Barroso (Progressistas) a ocuparem o mesmo palco após meses de afastamento político devido a supostos desentendimentos.
Barroso, enquanto vice-prefeito, chegou a assumir a Secretaria Municipal de Governo, mas durou pouco no cargo, sendo exonerado pelo prefeito em agosto de 2021. Após sua saída, ele atuou na assessoria do deputado federal Hercílio Diniz (MDB), onde também não permaneceu por muito tempo. Agora, Barroso é o coordenador da campanha de Renato Fraga, o escolhido por André Merlo como seu sucessor na cadeira do Executivo.
Durante seu pronunciamento, André Merlo destacou que “este é o momento do Renato, é o início de uma campanha que defende a família e todos os princípios que nós defendemos”, insinuando que esses seriam os requisitos essenciais para administrar uma cidade.