14 vencedores do 1º Concurso de Redação e Poesia foram premiados na tarde desta quarta-feira (20) com certificados e medalhas. O concurso foi aberto no final de setembro pela Controladoria Geral da Prefeitura de Governador Valadares e teve 507 textos inscritos, entre redações e poesias sobre o tema “Todos Juntos Contra a Corrupção: Nós Podemos Construir a Cidade que Queremos”.
Os vencedores do concurso representam as escolas municipais Realina Adelina Costa, em Santo Antônio do Porto; Vicente Petronilho, em Ribeirão do Bernardo; Padre Eulálio Lafuente Elorz, no bairro Esperança; Araripe Júnior, em Brejaubinha; Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)/Campus Valadares; Universidade Norte do Paraná (Unopar)/Valadares; além de representantes da sociedade valadarense.
Certificação
A iniciativa do Concurso de Redação e Poesia promovido pela Prefeitura de Valadares foi reconhecida pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, e certificada com Selo Pró-Íntegro.
O concurso foi inscrito pela Controladoria Geral do Município no Edital de Chamamento Público 01/2017, aberto pela Enccla com o objetivo de selecionar e certificar propostas de prevenção primária à corrupção.
Segundo informou a Secretaria Executiva da Enccla, a única prefeitura no país a se inscrever no edital foi a de Governador Valadares. Ao todo, 100 propostas enviadas por Ongs e outras entidades públicas e privadas participaram da seleção, 58 foram classificadas e 21 certificadas.
A Secretaria Executiva da Enccla disse ainda que a certificação com Selo Pró-Íntegro reconhece apenas os projetos de prevenção primária à corrupção e não é extensiva a órgãos ou entidades proponentes.