Início Entretenimento Curta Vitória a Minas: ‘A Velha do Rio’, do valadarense Levi Braga,...

Curta Vitória a Minas: ‘A Velha do Rio’, do valadarense Levi Braga, vai virar filme 

0
'A Velha do Rio' está sendo transformada em filme pelo Curta Vitória a Minas. Foto: Divulgação

O mestre de obras Levi Braga de Souza, morador de Governador Valadares, se destaca entre os selecionados do projeto Curta Vitória a Minas III. Com uma personalidade divertida e um talento especial para contar histórias, Levi criou o roteiro de ‘A Velha do Rio’, uma ficção que agora está sendo transformada em filme.

Herdeiro do espírito alegre e criativo da mãe, Levi é conhecido por seu jeito brincalhão e por gostar de cantar e narrar histórias. Dessa vez, ele levou sua imaginação para as águas do Rio Doce, criando uma aventura protagonizada por uma menina que se vê envolvida nas misteriosas correntezas do rio. ‘A Velha do Rio’ está entre as dez histórias escolhidas pelo projeto, que visa transformar em filme as memórias, lendas e peculiaridades das cidades ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Curta Vitória a Minas: 'A Velha do Rio', do valadarense Levi Braga, vai virar filme 
‘A Velha do Rio’ foi gravada em julho deste ano, e agora está na fase de edição. Foto: Divulgação

Paixão pelo cinema e aprendizado na prática

Violeiro e cantor, décimo quarto dos 15 filhos de Inês Ramos Braga, Levi Braga de Souza encontrou no cinema uma nova paixão. O sonho de participar de uma produção cinematográfica surgiu de maneira inesperada. Ao saber do Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas III, Levi rapidamente criou e inscreveu uma trama sobre uma menina determinada que decide navegar as águas do Rio Doce para apostar corrida com o trem.

Após ser selecionado, Levi teve a oportunidade de participar de aulas do curso audiovisual básico, e, com o tempo, vivenciou as etapas da pré-produção e das filmagens. Ele aprendeu na prática os desafios de uma produção cinematográfica: transportar equipamentos e equipe pelo rio, lidar com as mudanças climáticas, gerenciar os ruídos externos e superar o cansaço acumulado. Mesmo com essas dificuldades, a experiência foi valiosa.

“Fazer o filme foi gratificante e trouxe um aprendizado muito maior porque aconteceu na prática. Dirigir um filme é bem complicado, mas é legal. O apoio que eu tive dos profissionais foi maravilhoso. Se não fosse pela equipe de produção do IMA, não conseguiria nada, e me dediquei bastante também. Acredito que vai ficar muito bom o filme”, comenta Levi.

As gravações de ‘A Velha do Rio’ ocorreram em julho deste ano, e agora o projeto entrou na fase de edição. Com a orientação da cineasta e montadora Mariana de Lima, Levi está acompanhando o processo de montagem do curta. O cronograma de edição das dez obras selecionadas continua até o final de outubro.

Valadarense Pedro Vinícius também tem história selecionada

O estudante de Fisioterapia Pedro Vinícius Siqueira Batista, de Governador Valadares, também é destaque na terceira edição do Curta Vitória a Minas com sua ficção ‘Os Amigos da Água‘. A história de Pedro foi uma das selecionadas para ser transformada em filme, reforçando a presença de Valadares no projeto, que tem como objetivo registrar e valorizar as narrativas das cidades situadas ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Na primeira edição do Curta Vitória a Minas, o juiz Everton Villaron de Souza, morador de Valadares, teve sua história “Contos Ferroviários” transformada em filme, evidenciando o talento narrativo da cidade. Agora, Pedro Vinícius e Levi Braga, com sua imaginação e talento, veem suas criações ganharem vida nas telas, representando não só a si mesmos, mas também a riqueza cultural de Governador Valadares.

Histórias que conectam territórios e culturas

O Curta Vitória a Minas III é uma iniciativa patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pelo Instituto Marlin Azul em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal. O projeto oferece uma oportunidade única para os moradores dessas localidades registrarem suas histórias e tradições, ajudando a fortalecer a identidade cultural das comunidades.

A terceira edição do Curta Vitória a Minas reúne histórias vindas de Conselheiro Pena, Governador Valadares, Belo Oriente, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Nova Era e João Monlevade, em Minas Gerais, e de Ibiraçu e Colatina, no Espírito Santo.

Depois da edição e finalização, os filmes serão lançados em telonas de cinema montadas em ruas e praças durante sessões gratuitas nas cidades envolvidas. Na primeira edição, lançada em 2014, foram produzidos 15 filmes, e, na segunda edição, em 2022, 10 obras.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × um =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile