O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Campus Governador Valadares, realiza nesta terça-feira (15), de 8 às 18 horas, na União Operária, o Seminário de Gestão. Podem participar estudantes, professores e demais agentes políticos.
O evento vai debater a realidade e os desafios do Campus Avançado da UFJF em Valadares e também inaugura um espaço de discussão, luta e intervenção proposto pelo DCE.
“Nesse ano de resistência queremos criar espaços onde ninguém solta a mão de ninguém. E o movimento estudantil quer contribuir nesse processo e envolver a comunidade valadarense nas definições das pautas que envolvem a universidade”, diz o coordenador do DCE, Carlos Henrique Santos, estudante do curso de Economia.
“Frente ao atual cenário político que promove retrocessos nas pautas sociais, o sucateamento da educação e da saúde pública, o combate conservador ao pensamento crítico e emancipatório, compreendemos que a resistência deve ser múltipla e diversa”, destaca a estudante de medicina e integrante do diretório, Ana Claudia Ferreira.
Ela ressalta ainda que a unidade entre os estudantes, professores, servidores, trabalhadores e companheiros de outros movimentos sociais é essencial para “a garantia de uma universidade pública que seja autônoma, crítica, integrativa, plural e politizada”.
Na parte da manhã, o seminário será aberto a representações internas e externas de coletivos e movimentos sociais, além de estudantes, técnicos e professores. À tarde, segundo a coordenação, deverá participar do planejamento um representante de cada movimento.
Confira a programação:
8 horas – Credenciamento e Café partilhado;
8h30 – Mesa Política “Resistência Popular, Conjuntura e Defesa da Universidade Pública;
11 horas – Intervalo Almoço;
13 horas – Realidade e desafios do Campus Avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares;
14 horas – Ações e prioridades de atuação do DCE para o pleito 2019;
18 horas – Encerramento.