Início Arquivo EMPRESÁRIO TONUSSI RECEBE MEDALHA DE INDUSTRIAL DO ANO NESTA QUINTA

EMPRESÁRIO TONUSSI RECEBE MEDALHA DE INDUSTRIAL DO ANO NESTA QUINTA

0
Tonussi é o Industrial do Ano 2020. Foto: Divulgação

O diretor de Marketing e Mercado da Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente e sócio da Inspirar Participações, Marco Antônio Tonussi, foi reconhecido, pela Federação das Indústria de Minas Gerais (Fiemg), como o Industrial do Ano.

A honraria será entregue em evento on-line que será realizado na sede da federação às 17h30 desta quinta-feira (19). A escolha do Industrial do Ano é feita por uma comissão que avalia ações de empreendedorismo, sustentabilidade, entre outras.

O empresário se diz surpreso com o reconhecimento. “Não imaginava. É uma homenagem não apenas para mim, mas também para toda a minha equipe”, ressalta.

Tonussi é sócio da holding Inspirar Participações, empresa mineira que está fabricando ventiladores pulmonares para tratamento da Covid-19.

“Vinha assistindo a situação do país diante da crise causada pelo coronavírus e fiquei incomodado. Chegou uma hora que não aquentei mais. Sabia que podia agir e comecei a mobilizar as pessoas”, conta o empresário, refletindo que, no início, a fabricação dos respiradores era uma ação de responsabilidade social e não um negócio.

No início, o objetivo era fabricar entre 500 a 1000 respiradores. Mas a ideia foi tomando corpo e as encomendas chegando. Atualmente a empresa tem material para a fabricação de 7.500 respiradores, mas existe a possibilidade de aumentar a produção para 12.500.

Os respiradores, no momento, estão em fase de testes e documentação na Anvisa, que solicitou também um relatório médico da usabilidade do equipamento. “A homologação pode sair a qualquer momento”, revela Tonussi.

A tecnologia aplicada aos respiradores foi totalmente desenvolvida pela Inspirar. Tonussi conta que, para isso, obteve a parceria de vários especialistas em medicina, como os médicos intensivistas Marcelo Beraldo, que é PHD e vive nos Estados Unidos, e Bruno Pinheiro, que é membro da Associação Brasileira de Medicina Intensiva.

Outra consultoria foi a de Marco Antônio Soares, pneumologista do Hospital Madre Tereza. “Nosso objetivo é que os respiradores sejam práticos e eficazes. Nunca trabalhamos com projetos da área de saúde, isso é inédito para a empresa. A maioria dos equipamentos como esse vem de fora ou utiliza tecnologia exterior”, comenta.

Sobre o empresário

Marco Antônio Tonussi, mineiro de Belo Horizonte, é advogado, formado pela UNA-BH, e técnico em eletrônica, pelo Coltec-UFMG. O empresário é sócio das empresas mineiras Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente, Tacom Sistemas de Bilhetagem Inteligente Ltda e Inspirar Participações. Atua também de forma técnica e participativa nos diversos projetos de tecnologia desenvolvidos nas suas empresas.

Com sua visão empreendedora, espírito industrial e conhecimentos de tecnologia, Tonussi sempre procurou prover soluções práticas e com aplicabilidade na vida dos cidadãos, aproveitando as oportunidades e desenvolvendo-as de forma responsável, com ética e visão de sustentabilidade.

Dia da Indústria 2020

Neste ano, devido as orientações de distanciamento social, a realização da cerimônia do Dia da Indústria será on-line e com transmissão pelo canal oficial da Fiemg no YouTube.

História

A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, presidente da CNI e da Fiemg. Em Minas, a comemoração teve início em 1960, na gestão Fábio de Araújo Motta.

Desde 1965, anualmente, no dia 25 de maio, ou em datas próximas, firmou-se a tradição da outorga da Medalha do Mérito Industrial a empresários de destaque. Em 1976, foi instituído o título de “Industrial do Ano”, escolhido por Comissão designada pelo presidente da Fiemg.

Com informações da Assessoria de Comunicação|Fiemg Regional Rio Doce.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

19 − 14 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile