Será realizado nesta quinta-feira (21), a partir das 10 h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares, o “Encontro do Banco do Nordeste – BNB e Prefeituras/MG da nova área de atuação da Sudene”.
A finalidade é fortalecer o pedido de instalação de uma agência do Banco do Nordeste em Governador Valadares, feito em julho à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) pelo deputado estadual Coronel Sandro (PSL).
De acordo com ele, ter uma unidade do BNB operando em Valadares beneficiaria toda a região do Vale do Rio Doce, facilitando o acesso de prefeitos e gestores públicos aos sistemas de financiamento e programas de desenvolvimento regional.
O encontro está sendo promovido pelo parlamentar e terá a presença do superintendente do Banco do Nordeste para Minas Gerais e Espírito Santo, Wesley Maciel, que explanará sobre as linhas de crédito e a forma de atuação do banco.
Para o deputado, “este será um momento único para todos nós que pensamos no bem de Valadares e todas as cidades do vale. Precisamos conversar para convergir e trazer mais desenvolvimento social e econômico a toda região”, destacou.
Coronel Sandro disse ainda que o evento pretende criar um ambiente favorável e de aproximação com os agentes fomentadores de desenvolvimento regional e garantiu que será uma oportunidade histórica para que a cidade receba efetivamente uma agência do banco.
“O intuito é atrair incentivos fiscais, planos de desenvolvimento, cursos para qualificação de gestores municipais, além de linhas de crédito dos fundos de desenvolvimento do Banco do Nordeste, a juros subsidiados”, completou.
Para participar do encontro é necessário confirmar presença por meio do número (31) 2108 5877 ou do e-mail dep.coronel.sandro@almg.gov.br.
Articulações
Desde a aprovação do PLC 185/2021, que incluiu 120 cidades mineiras na área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) – e mais quatro do Espírito Santo -, políticos eleitos por Valadares têm se articulado para promover, cada um a seu modo, ações que possam resultar em fato concreto para a região.
Hoje (19), o deputado federal Leonardo Monteiro (PT) realizou audiência pública virtual, a partir das 18h, para discutir a inclusão das cidades na área de abrangência da Sudene. O prefeito André Merlo (PSDB), logo após a derrubada do veto presidencial e a posterior aprovação da proposta, tratou de convocar a imprensa para falar das possibilidades de desenvolvimento para a cidade e região.
No início desse mês também ocorreram dois encontros para debater o assunto, o primeiro
promovido pela Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas (Assoleste), e o outro, uma reunião técnica realizada pela própria Sudene, com a participação das cidades que agora integram a superintendência.