Início Colunas Eu me virei nos trinta!

Eu me virei nos trinta!

0
eu me virei nos trinta
Foto: Fábio Monteiro

Coluna Sorrindo o leite derramado!

Caro leitor, a pauta esse mês não poderia ser outra: em maio eu estou fazendo 30 anos de Governador Valadares!

Viemos para cá, eu e Stela, um jovem casal cheio de esperanças. Amávamos o Rio de Janeiro, mas criar duas filhas na metrópole não era nosso desejo.

Ironia do destino, quando namorávamos, passamos por aqui, vindos da terra de Stela (Itambacuri), para pegar o ônibus para o Rio. Eu amei a cidade! Toda arborizada, a montanha ao fundo, um clima parecido com o do Rio… Falei com Stela: “Quem sabe, um dia, a gente não vem morar aqui?” … Mal sabíamos que era um comentário profético!

O início foi difícil!

Rolou um choque cultural! As pessoas me achavam “esquisito”! Informal demais, chegado a usar jeans ou moletom; andar de ônibus; usar máquina de calcular para prescrever medicações infantis; usar gírias… No primeiro dia dos médicos, ganhei o título de médico mais mal vestido de um certo hospital privado!

Do meu lado também havia estranheza. Não me sintonizei rapidamente com alguns colegas, o que me fazia sofrer!

Mas logo encontrei minha turma: Marília, que havia acabado de chegar também, Jane e Rogério, casal que me adotou imediatamente! Nós quatro formamos um time inseparável, que acumulou histórias pra contar.

Todos nós fomos abraçados e protegidos por um ícone da pediatria valadarense: Augusto Barbosa, que tolerava minhas excentricidades e dava força para todo o grupo… que tinha talento e futuro!

Fizemos algumas coisas memoráveis!

O Grupo GEAM (Grupo de Estudo de Aleitamento Materno), junto com Yara Figueiredo, enfermeira estudiosa do assunto, e do amigo obstetra Antônio Valverde, militamos cidade afora. Fizemos eventos na Praça da Bíblia, seminários sobre o tema, ciclos, palestra e vídeo, apresentação de esquete teatral, seguido de debate, no Teatro Atiaia, e campanhas a favor da implantação de um banco de leite humano na cidade (que infelizmente ainda não vingou).

Associados com o obstetra Arcênio Mendonça (saudades!), ficamos quatro anos em Jampruca, onde fazíamos um posto de saúde dos sonhos! Cada dia da semana ia um especialista…

Também fizemos parte de uma super equipe de perinatologia no antigo Hospital Evangélico, quando lá ainda existia maternidade.

Em minha trajetória acabei tendo o privilégio de participar de várias equipes fundadoras: a primeira equipe do PAOPE-UNIVALE (Polo de Assistência Odontológica ao Paciente  Especial), uma experiência pioneira em Minas Gerias, que mudou minha cabeça, onde eu fiquei por 18 anos; a UTI Neonatal do HM e a primeira equipe de sala de parto do SUS, também no HM; a primeira equipe do CAPS-I (Centro de atenção psicossocial infantil).

E, se não fui da primeira equipe, tenho a alegria de ter começado a dar aulas para a segunda turma da Faculdade de Medicina da Univale – onde estou tendo o prazer de dar aulas para meninos e meninas que foram meus pacientes!

Nossa filiada da Sociedade Mineira de Pediatria também cresceu muito. Três pediatras do GEAM chegaram a presidir a entidade; Marília, Jane e eu. Hoje a entidade é presidida pela minha amiga (itambacuriense) Williane Figueiredo. A entidade tem o respeito de todo o estado e promove o evento mais antigo de pediatria do estado, este ano fazendo 16 anos, a Semana Científica de Pediatria do Leste Mineiro.

Hoje, olhando para trás e vendo o presente, percebo que Governador Valadares se tornou um importante polo de pediatria. Temos duas faculdades de Medicina e dois excelentes grupos de professores de pediatria. Temos uma ótima residência médica no HM e contamos com UTI Neonatal e Pediátrica. Temos quase todas as subespecialidades pediátricas. Ou seja, é muito raro termos que mandar um paciente para capital.

Agora, escreve para vocês um sexagenário! Um tio de estetoscópio no pescoço! Mas devo dizer que ainda tenho o que oferecer para nossa pediatria! E vejo com prazer uma nova geração tomando conta (e dando conta!) da cena pediátrica. Acho que a cidade pode dormir tranquila, nossas crianças estão em ótimas mãos!

Para comemorar os trinta anos de GV, vou lançar um novo livro! Trata-se da compilação dos textos de minha antiga coluna no DRD “Adolescer Bem”. O livro já está na revisão ortográfica e, em breve, pinta por aqui!

Viva a Governador Valadares e viva a nossa Pediatria!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze + 7 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile