Com a ausência do presidente do Legislativo, Júlio Tebas Avelar (PV), que cumpre agenda no município de Caratinga (MG), outros vereadores aproveitaram para ‘enforcar’ a reunião ordinária da Câmara realizada na noite desta quarta-feira (7).
A 5ª reunião ordinária começou às 18 horas, com a presença de 16 parlamentares. Mas 27 minutos depois, o presidente em exercício, Marcion da Fusobras (PR), teve que encerrar os trabalhos por motivo de falta de quórum.
Os vereadores da situação – Marcílio Alves (MDB), Betinho Detetive (PDT), Regino Cruz (PTB), Alessandro Ferraz (PHS), Waldecy Barcellos (PP), Fátima Salgado (PSDB) e Juarez Gomes (DEM) – começaram a deixar o plenário aos 24 minutos para evitar que a sessão tivesse quórum suficiente para a leitura dos projetos que entrariam em votação na próxima reunião, nesta quinta (8).
O objetivo, segundo Marcion, era impedir que na reunião da quinta fosse votado o projeto de lei 82/2019, de autoria do vereador coronel Wagner (PMN), que limita os gastos com publicidade e propaganda no município.
O prefeito de Valadares, André Luiz Merlo (PSDB), segundo informou um parlamentar, não deseja a aprovação da proposta.
Sem a leitura dos projetos, a reunião de quinta-feira ficou comprometida, sem nenhuma matéria na pauta de votações. Ou seja, serão dois dias, praticamente, sem reuniões do Legislativo.
Às 18h40, o plenário da Câmara Municipal estava vazio.