Passados 4 anos e 5 meses do início da construção do Hospital Regional de Governador Valadares, em abril de 2013, a obra ainda está longe de ser entregue para a população. Segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a previsão de conclusão agora é dezembro de 2018.
Se o Estado cumprir o novo prazo, a obra terá sido realizada em 5 anos e 8 meses, ou 2.065 dias. A placa fincada em frente ao empreendimento, às margens da BR-116, saída para Teófilo Otoni, informa: “Prazo de execução: 900 dias”. Até o mês de dezembro, serão 1.065 dias a mais, o que daria para construir, com folga, um outro hospital do mesmo porte.
A entrega dos hospitais regionais em nove cidades mineiras foi uma promessa de campanha do atual governador de Minas, Fernando Pimentel (PT). A iniciativa partiu do ex-governador e atual senador Antônio Anastasia (PSDB), que começou a construção de dois hospitais ainda em seu governo.
As unidades de saúde estão nas cidades de Além Paraíba, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Uberaba. Além destas, o governador Pimentel anunciou ainda a construção de um hospital regional em Montes Claros.
A SES não informou como estão as obras nessas cidades, nem se o Governo de Minas já concluiu e entregou algum hospital regional.
Obras
A construção do Hospital Regional em Governador Valadares teve início em abril de 2013, pela empresa Consórcio Socienge-Engeform. Em 2015, as obras foram suspensas por seis meses, de janeiro a junho, adiando o prazo inicial de entrega. A partir daí, a obra teve o número de funcionários reduzido e atualmente está completamente parada.
Por meio de nota, a SES informou que 83% da obra foi executada e um novo edital de licitação está em andamento para o término dos serviços, e justificou os atrasos: “O contrato com a empresa executora foi executado em sua totalidade, entretanto, não foi suficiente para a execução integral da obra. Somado a isso, houve adequações necessárias aos projetos executivos e complementares, além da dificuldade financeira enfrentada pelo Estado para obedecer ao cronograma proposto. Diante disso, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG), após adequação no projeto de lançamento do esgoto da unidade, na rede municipal de Valadares, que irá atender à unidade de saúde, deverá preparar novo edital para o término das obras”.
A obra total é orçada em R$ 89.956.744,60. Até o momento, foram repassados pela SES o valor de R$ 78.560.460,42. A Secretaria de Saúde não respondeu quanto ainda será necessário investir para concluir os serviços.
Hospital
O Hospital Regional é de alta complexidade e vai integrar as redes de atenção de urgência e emergência. Inicialmente serão 250 leitos e a unidade deve beneficiar cerca de 1 milhão de pessoas nas regiões leste e nordeste de Minas Gerais.
Enquanto os prazos de entrega são mudados a cada período de tempo, o Hospital Municipal de Governador Valadares segue sobrecarregado pela responsabilidade de atendimento à população local e regional – mesmo sendo uma unidade de saúde municipal.
CEM
A construção de 77 Centros de Especialidades Médicas (CEM) em Minas Gerais também foi proposta de campanha do governador Fernando Pimentel.
A unidade estadual de saúde vai garantir ao cidadão um atendimento mais rápido e próximo de sua moradia, com acesso a consultas médicas em diversas especialidades, como angiologia, cardiologia, endocrinologia, nefrologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, obstetrícia de alto risco, pediatria, mastologia.
A SES também não respondeu quantos centros já foram inaugurados e quantos estão em construção atualmente no estado.
[…] construção do Hospital Regional começou em 2013, conduzida pela construtora Consórcio Socienge-Engeform, que executou 83% da obra. Em 2015, os […]