Dez mil livros já foram arrecadados na campanha “Livro, passagem para o melhor caminho”, lançada em Governador Valadares, no último mês de julho, pela Empresa Valadarense de Transporte Urbano.
Os livros doados são de temas diversos e, de acordo com a coordenadora da campanha, Emilly Peres, a intenção agora é focar na arrecadação de livros voltados para a literatura infantil.
Mais de 100 ônibus estão envolvidos no projeto, disponibilizando uma sacola para o depósito da obra. “Quem quiser fazer uma doação é só colocar nessa sacola que fica do lado direito do cobrador de passagens. Cada doação é muito importante, não só para nós, mas para milhares de crianças
que terão oportunidade de se aventurar com a leitura”, explicou Peres.
Depois que os livros são recolhidos, eles passam por uma triagem e os que estão em bom estado de conservação são separados por títulos e catalogados.
Quem não doou ainda dá tempo: a campanha termina no dia 31 de outubro e os livros serão entregues em 48 escolas da rede pública e nas entidades Apac, presídio de Governador Valadares e Penitenciária Francisco Floriano de Paula (Paca).
Para quem não anda de ônibus, há a opção de entregar o livro nos pontos de vendas de passagens que ficam nos seguintes locais: Praça dos Pioneiros, no Centro, e na Rua Manoel Byrro, no bairro Vila Bretas, próximo da garagem da Valadarense.
Outros locais são: ponto de ônibus da rua Bárbara Heliodora, quase esquina com a rua Arthur Bernardes; ponto de ônibus em frente ao Colégio Israel Pinheiro, no Lourdes; e na portaria da empresa (Rua Manoel Byrro, 361, Vila Bretas).