Início Colunas Lei Municipal aprova Piso do Magistério para Professor Municipal, mas direito existe...

Lei Municipal aprova Piso do Magistério para Professor Municipal, mas direito existe há mais de 10 anos

0

 

No dia 10 de junho de 2020, foi promulgada a Lei Municipal nº 7.155, que instituiu, no Município de Governador Valadares, um reajuste ao vencimento do cargo de Professor Municipal I para adequá-lo ao piso salarial nacional do magistério público da educação básica.

Acontece que o direito ao piso existe desde 2008, no entanto, até então, não vinha sendo observado pelo município.

O Piso Nacional do Magistério foi instituído com a aprovação da Lei Nacional nº 11.738/2008, que fixou a remuneração mínima que deveria ser paga aos profissionais da educação básica pelos Estados e Municípios.

Porém, a sua constitucionalidade foi questionada perante o STF por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4167.

Em 2011, o STF decidiu pela Constitucionalidade da Lei do Piso, uma vez que tal previsão estava contida na Constituição e no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

Desde então, há obrigatoriedade de cumprimento pelos Estados e Municípios.

Em Governador Valadares, a justificativa para a não implementação do Piso ao vencimento do Professor Municipal I era a equiparação salarial das carreiras de Professor existentes na municipalidade, Professor Municipal I, que possui como escolaridade o ensino médio e curso de magistério, e o Professor II, que possui formação no ensino superior.

Entretanto, tal justificativa não possui respaldo legal.

A Lei que estabelece as diretrizes e base da educação, Lei nº 9.394, em seu artigo 62, define que o ensino médio na modalidade normal é a formação mínima para atuar na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental.

Tal formação e atuação correspondem ao cargo de Professor Municipal I, em Governador Valadares.

O artigo 2º da Lei do Piso dispõe expressamente que o piso salarial é para o Professor com formação em nível médio, na modalidade Normal, previsto no art. 62 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Logo, perfeitamente aplicável ao vencimento base do Professor Municipal I. Tanto que, depois de muito luta dos profissionais, foi finalmente reconhecido e aplicado pelo Município.

Quer saber mais sobre os direitos decorrentes de tal reconhecimento? Procure um advogado de sua confiança e verifique se possui direitos retroativos ao piso.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

2 + 10 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile