Início Arquivo Livro de espionagem com doses de humor traz Sherlock Holmes a Valadares

Livro de espionagem com doses de humor traz Sherlock Holmes a Valadares

0
Livro de espionagem com doses de humor traz Sherlock Holmes a Valadares
'Um espião entre nós' será lançado nesta sexta (30) em Valadares. Imagem: Divulgação

Um livro recheado de mistérios que tem o engenheiro norte-americano radicado em Governador Valadares, Mr. Simpsom como personagem principal, será lançado noesta sexta-feira (30), às 20 h, no espaço gourmet da Nossa Clínica.

O livro “Um espião entre nós” é assinado pelo jornalista e escritor Walter Andrade e foi publicado pela editora Nobres Letras em parceria com a Ópera Editorial. O autor também publicou, recentemente, o livro “A abdução de Plínio Bragatto – O mistério ainda não desvendado”.

“Um espião entre nós” tem muitas histórias secundárias, entre elas a luta entre a equipe da estrada de ferro e os povos krenak, que acabaram perdendo parte do território. Narra o romance proibido entre a jovem Lorena e o capitão Mariano Arakem em Aimorés; a guerrilha do Sítio das Cabras entre desertores e tropas do Exército em Alto Caparaó; o confronto entre fazendeiros e trabalhadores rurais, na sede do Sindicato da Lavoura; e o empastelamento do jornal “O Combate”.

O livro narra ainda, com riqueza de detalhes, o papel da empresa norte-americana Morrison-Knudsen (MK) e sua participação na Guerra Fria, na batalha da Ilha Wake e Pearl Harbor, antes de vir para o Brasil (Governador Valadares), e seu vínculo com Mr. Simpson,  a Agência de Segurança Nacional (NSA), Ministério da Defesa dos EUA e Serviço Secreto Britânico.

Outro ponto chave do livro são os tratados internacionais para permissão da exploração das jazidas de minério no pico Cauê, em Itabira (MG), e em um “quadrilátero” formado pelas cidades mineiras de Conselheiro Lafayette, Mariana, Sabará e Itabira. A descoberta das jazidas causou impacto na comunidade internacional. Grandes mineradoras da Inglaterra, Estados Unidos, Bélgica e França voltaram seus olhos para Minas Gerais.

Entre esses tratados estão “Os Acordos de Washington”. Um tratado assinado entre Brasil e Estados Unidos após a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial. A potência norte-americana necessitava do apoio estratégico do Brasil ou perderia a guerra para os alemães. Mas esse apoio só iria acontecer mediante algumas condições: uma delas seria o financiamento para a exploração do minério.

Mr. Simpson aparece como visionário, dinâmico e muito carismático. Porém a trama segue e revela detalhes da personalidade até então desconhecidos. Um dos pontos altos do livro é trazer da ficção para essa trama ninguém menos do que Sherlock Holmes e o Dr. Watson, que passam a investigar a morte misteriosa de Mr. Simpson.

Na obra, o famoso detetive de Baker Street e consultor da Scotland Yard vive uma aventura frenética. Sherlock Holmes desvenda o mistério e ainda encontra tempo para tocar violino acompanhado ao piano pelo empresário Ivanor Tassis no piano bar do GPH.

Depois Holmes decide subir ao Pico da Ibituruna e fica encantado por uma valadarense. Resolve conhecer as praias capixabas em uma viagem de trem, admira as ofertas de comidas em cada parada e fica com dor de barriga depois de comer pé-de-moleque, cocada branca, biscoito de polvilho frito e chupar manga.

O comércio de guloseimas nas paradas do trem de ferro era uma tradição e tudo novidade para Holmes. Moradores das pequenas cidades ao longo da ferrovia aproveitavam as paradas e em cada estação vendiam seus produtos para os passageiros da janela mesmo.

Após sentir-se mal ele para próximo à Gruta dos Sete Salões para fazer suas necessidades fisiológicas e faz sua higienização no rio Eme. Mesmo sentindo fortes dores de barriga, Holmes continuou a viagem de carro e ainda experimentou a deliciosa Moqueca de Cascudo do restaurante Tia Laura em Aimorés, se hospedou no Pálace Hotel. Depois seguiu pela BR-101 e foi conhecer a lanchonete que nunca fecha: a parada Ibiraçu. Lá Holmes comeu carne de rã, buchada de bode e pão com lingüiça. Sherlock Holmes passou mal durante todo percurso, no final um soro caseiro trouxe o alívio necessário.

A história é contada em parte por Miss Ana, uma mulher sofrida que saiu do Vale do Mucuri e veio para Governador Valadares trabalhar na casa de Mr. Simpson e pelo próprio Sherlock Holmes.

A barragem

O evento vai contar com o lançamento do filme curta-metragem em animação “A barragem”. O filme que tem argumento de Wilson Lambari e roteiro de Walter Andrade narra a o impacto da tragédia social e ambiental provocada pelo rompimento da barragem de rejeitos de minério em Mariana (MG) sob a ótica de um cãozinho.

O curta pretende mostrar, sob um prisma ainda não imaginado, o dano emocional e psicológico provocado pelas perdas de vidas humanas e animais e pela destruição das casas, escolas, igrejas, matas e rios. Locais de convivências e que antes da tragédia serviam como abrigo e refúgio.

“A barragem” é um desenho animado com aproximadamente 15 minutos de duração, finalizado em HD, desenvolvido pelo cineasta Victor Rosalino Ferreira, de Santarém, no Pará, e pela animadora Thalyne Chrystyna Ribeiro Tenório, de Belém, no Pará.

Protesto da Natureza

No lançamento também será exibido o curta-metragem “Protesto da Natureza”, que tem roteiro e direção de Walter Júnior. O curta conta a história de um reino fictício chamado “Vila das Copas”, que era exuberante pelas suas arvores frondosas, animais e seres místicos. A grande quantidade de vida existente no local e sua biodiversidade davam cor a pequena ilha no extremo sul do Amazonas, onde existiam nove reinos.

A Vila das Copas era o primeiro, o mais antigo e folclórico reino, por esse motivo era o local onde todos os seres queriam morar. Mas apenas quatro tiveram o privilégio, e moravam há tanto tempo lá que organizavam suas casas pelas localizações geográficas.

Entretanto, a ação dos seres humanos coloca aquele reino sob ameaça. Diante disso, os seres místicos da natureza resolvem protestar. O filme tem no elenco os atores: Geraldo Salvatore, Weber Andrade, Walter Andrade, Walter Júnior, Diego Curi, Larissa Ventura e Rob Brieri.

Serviço

Lançamento do livro “Um espião entre nós” e dos curtas “A Barragem” e “Protesto da Natureza

Local: Rua Caio Martins, 196, centro (Espaço Gourmet da Nossa Clínica)

Data: 30 de setembro (sexta)

Hora: 20 h às 23 h

Autor: Walter Andrade

Editora: Nobres Letras/Paco Editorial

Valor: R$ 40,00

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

seis − 4 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile