Pelo menos 130 pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca em Governador Valadares, segundo matéria divulgada na Folha de São Paulo nesta sexta-feira (2).
O jornal informa que os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde. Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros. Valadares seria um deles.
Ainda de acordo com o veículo, os imunizantes vencidos integram oito lotes da Astrazeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.
Em Valadares teriam sido aplicadas doses vencidas da Astrazeneca em quatro locais:
Todas as doses vencidas, segundo o jornal, pertencem ao lote 4120Z001, com vencimento em 29 de março. O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação.
De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias após ter recebido a dose administrada equivocadamente.
Receber dose vencida da vacina é como se a pessoa não tivesse se vacinado. Em todo o país, cerca de 26 mil doses vencidas foram aplicadas em diversos postos de saúde, comprometendo a proteção contra a Covid-19
Validade
Procurada, a Prefeitura de Governador Valadares não respondeu o motivo de o prazo de validade da vacina AstraZeneca não ter sido observado pelos responsáveis no município, entre outros questionamentos.
Caso haja retorno, atualizaremos esse conteúdo.
*Atualização
A Folha de São Paulo divulgou hoje (6 de julho) matéria reconhecendo que a reportagem sobre vacinas vencidas errou ao não deixar claro, em sua primeira versão, que os registros de 26 mil doses aplicadas fora do prazo de validade poderiam decorrer de erros do sistema do Ministério da Saúde.
Na matéria original, a Folha também disponibilizava um mecanismo de consulta de cidades que teriam aplicado vacinas vencidas, bem como o local e quantidade de pessoas vacinadas. O Olhar reproduziu as informações, uma vez que Governador Valadares aparecida na relação.
No entanto, a Prefeitura de Governador Valadares e várias outras listadas na reportagem da Folha negaram o fato. Veja o esclarecimento da prefeitura de Valadares aqui.
Dessa forma, o texto publicado no site também foi alterado, a exemplo da Folha de São Paulo, para uma formulação mais precisa.
Veja a retratação da Folha aqui.