A Prefeitura de Governador Valadares divulgou comunicado, na tarde desta sexta-feira (2), esclarecendo que não fez uso de nenhuma dose vencida da vacina AstraZeneca no município.
O fato foi veiculado pela Folha de São Paulo, também hoje (2). De acordo com o jornal, a informação está nos registros oficiais do Ministério da Saúde.
Até o dia 19 de junho, publicou a Folha, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.
Valadares seria um deles, segundo o sistema de busca disponibilizado na matéria, que aponta que teriam sido aplicadas 130 doses fora do prazo de validade, em quatro locais na cidade.
De acordo com a Secretaria de Saúde local, o município recebeu no dia 1 de março deste ano, 2.160 doses do lote de número 4120Z001, com validade para 29/3/2021.
“Todas as doses foram utilizadas antes do vencimento, inclusive em uma das estratégias de vacinação via drive thru no dia 2 de março”, diz a nota.
Veja a íntegra do comunicado:
*Atualização
A Folha de São Paulo divulgou hoje (6 de julho) matéria reconhecendo que a reportagem sobre vacinas vencidas errou ao não deixar claro, em sua primeira versão, que os registros de 26 mil doses aplicadas fora do prazo de validade poderiam decorrer de erros do sistema do Ministério da Saúde.
Na matéria original, a Folha também disponibilizava um mecanismo de consulta de cidades que teriam aplicado vacinas vencidas, bem como o local e quantidade de pessoas vacinadas. O Olhar reproduziu as informações, uma vez que Governador Valadares aparecida na relação.
No entanto, a Prefeitura de Governador Valadares e várias outras listadas na reportagem da Folha negaram o fato. Veja o esclarecimento da prefeitura de Valadares aqui.
Dessa forma, o texto publicado no site também foi alterado, a exemplo da Folha de São Paulo, para uma formulação mais precisa.
Veja a retratação da Folha aqui.
Prefeito bolsonarista acompanha o presidente na mentira, isso é fato.