Na contramão da crise, seis empresas dos vales do Aço e Rio Doce se preparam para lançar suas próprias franquias no mercado nacional. Além delas, outras 14 em todo o estado também seguem a tendência, expandindo seus negócios.
Em comum, elas integram o Programa Minas Franquia, iniciativa do Sebrae Minas e da Associação Brasileira de Franquias (ABF), que oferece suporte na estruturação de pequenos negócios que desejam se tornar franqueadores.
As novas franquias são dos segmentos de educação, alimentação, energia solar, comércio de roupas e celulares, compra e aluguel de motos, academia, confecção, acessórios femininos e produtos naturais.
Em Governador Valadares, será lançada a franquia Tudo de Moto; em Coronel Fabriciano, a Team NL Academia; em Ipatinga, as marcas Home Trainer, Viver Bem Nutrição, Motoshop e Aorta Culinária Saudável.
O lançamento das marcas será realizado no dia 12 de novembro, às 19h, e terá transmissão on-line.
Caito Maia, fundador da Chillie Beans e um dos investidores do programa Shark Tank, da Sony, será o palestrante convidado do evento e irá abordar a sua experiência no mercado de franquias e as possibilidades disponíveis aos interessados.
Podem participar do lançamento empresários e empreendedores que buscam novas oportunidades. As inscrições serão feitas até o dia 11 de novembro pela plataforma Sympla ou pelo telefone (31) 3830-3300.
Para o consultor do Sebrae Minas, Francismar Valadares, a aplicação do programa na Regional Rio Doce e Vale do Aço potencializa a criação de empreendimentos na região.
“O setor de franquias vem crescendo no Brasil e acreditamos que esses negócios terão melhor desempenho com a recuperação econômica, por se tratarem de modelos já testados e bem avaliados pelos clientes’, avalia.
Culinária saudável
Janaína Yamagata é proprietária de uma das novas franqueadoras do Vale do Aço, a Aorta Culinária. Ela e o marido Maurício Yamagata iniciaram o empreendimento há oito anos, com o objetivo de oferecer aos clientes opções de culinária saudável.
“Desde o início, priorizamos estabelecer um padrão em tudo que produzimos, por meio de uma metodologia de trabalho própria. A decisão de tornar a Aorta uma franqueadora se baseou na possibilidade de, por meio do sistema de franquia, expandirmos a marca para além do espaço físico que ocupamos atualmente”, destaca Janaína.
O programa
O Minas Franquia oferece consultoria para que os empresários cumpram todos os procedimentos exigidos de um franqueador, desde a circulação de oferta de franquia, elaboração do modelo de contrato com franqueados e criação do plano de viabilidade econômica.
Eabout:blankm um ano, as empresas participantes do programa concluíram as seguintes etapas: identificação do nível de maturidade do negócio, pesquisa sobre o registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), análise do perfil do empresário, levantamento dos números do mercado de atuação, padronização do atendimento e do modelo de negócio.
Resultados
Em dez anos, o Minas Franquia lançou no mercado 134 franqueadoras em todo o estado. Ao todo, foram cerca de 200 unidades franqueadas vendidas, em transações que somam cerca R$ 12 milhões.
As empresas mineiras interessadas em participar do programa devem procurar uma Agência de Atendimento do Sebrae Minas mais próxima da sua cidade. Informações: www.sebraemg.com.br
Novas franquias:
Governador Valadares
Tudo de Moto
Coronel Fabriciano
Team NL Academia
https://www.instagram.com/team.nl/
Ipatinga
Aorta Culinária
http://aortaculinaria.com.br/front
Homeostase Academia
https://www.instagram.com/homeostasehometrainer/
Motoshop
http://motoshopshowservice.com.br/
Viver Bem Nutrição
https://viverbemnutricao.com.br/
*Com informações do Sebrae|Regional Rio Doce e Vale do Aço.