O novo decreto da Prefeitura de Governador Valadares, publicado nesta quinta-feira (21), altera pouco o que vem sendo feito pela atual administração para combater a propagação do novo coronavírus.
No entanto, as medidas anunciadas hoje corrigem possíveis decisões equivocadas do governo, como a liberação do funcionamento de casas de shows e boates e outras atividades, que podem ter contribuído para a elevação do número de infectados.
Quem constata é a Vigilância em Saúde, que após investigação epidemiológica, pontuou que “há um nexo de causalidade entre o funcionamento de determinadas atividades e a piora do cenário epidemiológico local, causado pela pandemia da Covid19”.
Ainda assim, as novas restrições são pouco contundentes. Bares, restaurantes e lanchonetes vão poder funcionar normalmente, no horário de 7h às 21h. A partir daí, poderão operar no sistema de delivery e drive thru.
Durante o horário de 7h às 21h, continuam valendo as medidas de distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas e redução em um terço da capacidade dos espaços. Também não será permitida música ao vivo no ambiente.
Novamente, as academias de ginástica, salões de beleza, barbearias e clínicas estéticas terão que voltar a atender a clientela apenas por meio de prévio agendamento.
O decreto 11.164/20, que passou a vigorar hoje, também proíbe a prática de esportes coletivos. Casas de shows e boates estão proibidas de funcionarem.
O funcionamento do shopping, igrejas, templos e de outros locais de aglomeração não foram alterados pelo decreto.
Números
Desde o dia 18 de abril, quando as atividades comerciais em Governador Valadares voltaram a funcionar, o número de infectados pela Covid-19 tem aumentado diariamente e em ritmo preocupante.
O decreto 11.126/20 suspendeu as atividades comerciais no dia 23 de março, quando ainda não havia registro de casos confirmados na cidade. Após 25 dias, o comércio voltou a abrir as portas.
O boletim epidemiológico da prefeitura, nesta data (18 de abril), apontava 7 pessoas infectadas e três óbitos.
Quadro 1.
Após mais 25 dias com o comércio em funcionamento, Valadares contabilizava 53 casos confirmados e um total de cinco mortes, conforme mostra o quadro abaixo.
Quadro 2.
Hoje (21), uma semana depois, os casos confirmados dobraram e o número de óbitos subiu 60% (quadro 3).
Quadro 3.
- Dos 106 infectados, 59 já se recuperaram. Outras 26 pessoas estão em isolamento domiciliar, sete internadas em UTI e seis em alas (enfermaria/quarto/apartamento).