Início Colunas O menino dos olhos de S.O.S

O menino dos olhos de S.O.S

1
o menino dos olhos de sos
Foto: Reprodução/Instagram/Noizprojetosocial

Coluna Sorrindo o leite derramado

A ONG “NÓIZ”, que milita no bairro da Cidade de Deus, na zona Oeste do Rio de Janeiro, estava fazendo uma confraternização entre seus membros, para comemorar o fim do ano de 2021, quando André, presidente da ONG, olhou o portão e viu o menino.

Ele olhava a comemoração com curiosidade. Um menino mirrado, de uns 11 anos, moreno e com um par impressionante de olhos verdes… André chegou no portão e o convidou para entrar, mas antes bateu uma foto daquele menino.

No dia seguinte, enviou a foto para seu amigo e parceiro da NÒIZ, Wallace Lima. Com olhar experiente, o profissional percebeu que estava diante de uma joia bruta!

Hoje, o pequeno Davi já está contratado como modelo de uma agência para fazer fotos de moda de crianças. Assim, provavelmente, vai mudar o destino de sua família. A mãe, Taiane, tem mais dois filhos, uma menina de 13 anos e um menino de 9 anos.

A família mudou-se para Cidade de Deus, após o pai, dependente químico, ser assassinado por milicianos no bairro de Santa Cruz, onde a família vivia numa casa própria, que teve que ser abandonada para não colocar em risco o resto da família.

Davi lembra muito a pequena Sharbat, menina refugiada Afegã, que foi capa da National Geografic no ano de 1985. Os mesmos olhos verdes tristes, uma história trágica de fuga. Ela de uma guerra civil e ele de uma guerra não declarada (ou reconhecida por nossa sociedade)!

Essa história foi contada no portal do Globo.com e me chamou a atenção! Meu coração de médico de adolescentes disparou na hora que eu foquei aqueles olhos verdes, não de ressaca, como os da Capitu, mas de pedido de socorro (S.O.S)!

Até quando vamos continuar vivendo num país que finge que está tudo bem? São milhares de jovens de periferia mortos todos os anos! Os números ultrapassam Afeganistão, Iraque ou qualquer outra guerra! Vivemos em guerra contra nosso futuro e o alvo tem cor e endereço!

Histórias como a do pequeno Davi, com olhos de súplica, não são comuns! Em nosso país, os adolescentes têm dificuldades de concluir o ensino fundamental e que dirá o ensino médio. Muito cedo são confrontados com uma realidade social cruel, que os coloca no colo do tráfico, ou da milícia! São poucos que têm talento para música, esportes ou têm olhos de S.O.S! A grande maioria abandona a escola e vai ter empregos de baixa remuneração, reforçando o ciclo da pobreza, ou vai para as estatísticas de mortes violentas.

Precisamos pensar o país novamente! Precisamos urgentemente de políticas para nossa juventude!

Espero ver o Davi bem bonito em fotografias publicitárias e que, em breve, aqueles olhos verdes não sejam mais de súplica e sim de felicidade!

Mas também desejo que nossos jovens possam sonhar com a universidade e com um futuro decente.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

catorze + 13 =

Leia mais no texto original acessando: (https://oolhar.com.br/)

© 2024 Todos os direitos são reservados ao O Olhar, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Sair da versão mobile